Com o objetivo de melhorar as condições de fruição do espaço público e de incentivar uma mobilidade mais amiga do ambiente, a Câmara Municipal do Porto vai condicionar o trânsito automóvel em 16 artérias da Baixa, a partir deste sábado (20).

O condicionamento vai ter lugar sempre aos fins de semana, entre as 08h00 de sábado e as 20h00 de domingo.

A iniciativa insere-se num conjunto de medidas anunciadas pela autarquia no final de maio entre as quais está, também, o alargamento da rede de ciclovias ou percursos cicláveis em mais 35 quilómetros até ao final do ano e o regime de partilha, já em curso, de trotinetas e bicicletas.

Este fim de semana marca o arranque da proibição do trânsito automóvel em troços de 16 ruas do centro, das zonas de Cedofeita às Virtudes, passando pelos Caldeireiros e pela Avenida Rodrigues de Freitas (ver mapa abaixo).

Nestas vias, o trânsito automóvel fica assim reservado a moradores e a quem pretenda aceder a parques de estacionamento. A velocidade será, contudo, limitada a 20 Km/hora. Também as cargas e descargas são permitidas, mas só entre as 06h30 e as 11h00.

“Nestas zonas, vai ser introduzido novo mobiliário urbano, temporário e amovível, para um usufruto mais confortável do espaço. Esse novo uso dado ao espaço público é acompanhado por marcações coloridas no pavimento”, informa a CMP em comunicado.

A autarquia adverte ainda que nestas zona o estacionamento será proibido e que haverá condicionamentos no trânsito em ruas adjacentes.

Nota ainda para a entrada em funcionamento, esta sexta-feira, do projeto piloto que envolve “88 pontos de partilha de modos suaves, que funcionarão até ao dia 30 de setembro com horário alargado, entre 06h00 e a 01h00 da manhã. Além das trotinetas, estes pontos de partilha vão receber bicicletas elétricas. A operação é assegurada nos mesmos moldes, pelas três operadoras com licença no Município do Porto para disponibilizar modos suaves em regime de partilha”, acrescenta o município.

Zonas pedonais temporárias
Entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo, as seguintes ruas passam a zonas pedonais temporárias.

Rua de Cedofeita, no troço compreendido entre a Rua de Álvares Cabral e a Rua do Breiner;

Rua do Breiner, no troço compreendido entre a Rua de Cedofeita e a Rua do Rosário;

Rua de Miguel Bombarda, no troço compreendido entre a Rua do Rosário e a Rua de Diogo Brandão .

Rua de Conde de Vizela, Rua da Fábrica e Rua de Santa Teresa;

Rua de Avis, no troço compreendido entre a Rua de Santa Teresa e a Praça de D. Filipa de Lencastre (arruamento sul) .

Rua do Almada, no troço compreendido entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Rua de Ramalho Ortigão;

Rua da Picaria.

Rua de Passos Manuel, Rua do Ateneu Comercial do Porto, Rua do Dr. António Emílio de Magalhães.

Passeio das Virtudes e Rua do Dr. Barbosa de Castro.

Rua dos Caldeireiros, no troço compreendido entre a Rua de S. Bento da Vitória e a Rua da Vitória.

Avenida Rodrigues de Freitas, no troço compreendido entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha.