Com arraiais e bailaricos proibidos no Porto, a festa de São João vai este ano celebrar-se de forma diferente. A Câmara Municipal do Porto (CMP) pede à população que fique em casa com o objetivo de evitar uma concentração elevada de pessoas. Há contudo programas alternativos que vão celebrar um dos dias mais importantes da cidade.

Rádio Festival com emissão especial

Para ajudar a fazer a festa em casa, a Rádio Festival vai assegurar uma emissão especial que se vai prolongar pela manhã, tarde e noite de 23 de junho. O programa vai reunir nomes conhecidos da música popular portuguesa.

Parceira habitual da Câmara do Porto na organização das Rusgas de São João, a Rádio Festival promete, assim, levar a festa a todos os lares portuenses, com uma emissão que começará logo a partir das 08h00. O programa poderá ser ouvido na antena da rádio, em 94.8, mas também na página de Facebook da Rádio Festival, que transmitirá a emissão via streaming.

“No São João, fica ao portão”

Sem bailaricos na rua, o conselho é que a festa não saia para fora de portas. Nesse sentido, o Município do Porto lançou uma campanha de comunicação que ocupa, desde quarta-feira, uma centenas de posições em mupis da cidade, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível. 

“A festa é como a sardinha, quer-se pequenina”, “Arraial? Só meia dúzia no quintal”, “Grão na asa, festa em casa”, “No São João, fica ao portão” são as mensagens que podem ser vistas e lidas um pouco por toda a cidade.

Entre as medidas que visam evitar concentrações de pessoas naquela que é, habitualmente, a noite mais longa do Porto e de Vila Nova de Gaia, estão o encerramento mais cedo de lojas de conveniência e de serviços de transportes, bem como a interdição da Ponte Luiz I, tanto para circulação automóvel como pedonal em ambos os tabuleiros, a executar na noite de 23 de junho. Também o Metro do Porto vai encerrar os seus serviços a partir das 23h30 desse dia, em todas as linhas. A CP, por sua parte, manterá a oferta regular, mas sem ligações entre Campanhã e São Bento a partir das 20h50.

Além destas medidas, os dois municípios acordaram, esta quarta-feira, sugerir “ao Governo, às autoridades de saúde e à Liga Portugal” o adiamento do jogo entre o FC Porto e o Boavista marcado para a noite de São João (23 de junho, 21h15). A resposta veio esta sexta-feira (19), com o organismo responsável pela organização do principal campeonato português a informar em comunicado que convocou uma “reunião de urgência, com responsáveis dos dois clubes, da PSP e da Câmara Municipal do Porto” para “garantir que toda a operação de segurança decorrerá dentro da normalidade necessária para que o jogo se realize na data previamente agendada”. O encontro está agendado para esta tarde, às 15h30.

“Deixem o pimba em paz” só no dia 24

O espetáculo do humorista Bruno Nogueira e da cantora Manuela Azevedo, “Deixem o Pimba em Paz” – que à data do regresso dos concertos ao Campo Pequeno, no início da fase de desconfinamento da pandemia de COVID-19, a 1 de junho, esgotou a lotação daquele espaço -, vai regressar ao Porto, mas afinal só no dia de São João, 24 de junho, e no seguinte, dia 25.

O espetáculo, com direção musical de Filipe Melo e produção de Nuno Rafael (da Força de Produção, promotora do evento), tinha sido inicialmente anunciados para as noites de 23 e 24, mas um despacho camarário acabou por determinar que, além dos restaurantes e similares, também as salas de espetáculos têm de fechar cedo na véspera de São João.

“As festas populares foram canceladas e este ano não há Santos, mas junho não é junho sem música pimba, por isso, venham celebrar a famosa noite de São João na companhia de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo”, pode ler-se num comunicado enviado à imprensa pela promotora do evento. No reportório encontram-se músicas de Quim Barreiros, Ágata, Marante e Marco Paulo, entre outros.

Artigo editado por Filipa Silva.

Artigo atualizado às 22h25 do dia 19 de junho de 2020. Os espetáculos “Deixem o pimba em paz” previstos para as noites de 23 e 24 de junho, foram reagendados para 24 e 25 do mesmo mês.