É nas praias de Matosinhos que, tradicionalmente, desagua parte importante do caudal de gente que ano após ano invade as ruas do Porto e arredores na noite de São João. A pensar nisso, a Câmara Municipal de Matosinhos vai interditar o acesso às praias do concelho entre as 19h00 horas desta terça-feira (23) e as 09h00 de quarta-feira (24).

“A Polícia Marítima, numa ação concertada com a Polícia Municipal de Matosinhos e o Sistema de Salvamento Balnear, vai patrulhar as marginais para assegurar o cumprimento das regras e promover a segurança da população”, adverte a autarquia em comunicado.

Além das praias, o conjunto de medidas adotadas para esta ocasião pela CMM abrangem também os restaurantes e estabelecimentos comerciais, na linha das decisões acordadas também entre Porto e Gaia.

Os restaurantes vão ter de encerrar portas às 23h00 e nem os adereços alusivos ao São João escapam: “estão proibidos, tanto no interior como no exterior dos estabelecimentos”.

Já a música está proibida a partir das 21h00 e as lojas de conveniência, incluindo as instaladas nos postos de abastecimento de combustível, têm ordem para fechar às 19h00.

A autarquia garante ainda que haverá uma operação conjunta da PSP, GNR e Polícia Municipal, a patrulhar “as principais artérias do concelho” durante a noite e madrugada para evitar ajuntamentos. “Estão proibidas as festas particulares e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. A venda ambulante de comida e bebidas está igualmente interdita”, conclui ainda a nota da CMM.

Gaia não fecha praias, mas reforça patrulhamento

Com uma frente marítima que supera os 15 quilómetros, Vila Nova de Gaia, não vai fechar esta noite o acesso a zonas marítimas. Contudo, refere o município em resposta ao JPN, em noite de São João vai “ser reforçado o policiamento, de forma a evitar concentrações em todo o território, incluindo nas praias.”

O município confirma também que será vedado o Jardim do Morro e o acesso pedonal e rodoviário à Ponte Luiz I. Haverá ainda “condicionamentos na beira-rio e na zona da Afurada”.