Para “assegurar a mobilidade de trabalhadores em regresso ou ida para o trabalho”, os autocarros da STCP vão circular esta terça-feira de acordo com o seu horário normal. Não haverá, por isso, o habitual reforço de serviço, típico da véspera de São João.

Além disso, não vão estar a funcionar na madrugada do dia 24 as 11 linhas que compõem a Rede de Madrugada da STCP, as quais, em circunstâncias normais, garantem ligações entre a cidade do Porto e os concelhos de Gaia, Gondomar, Matosinhos e Valongo, entre as 00h30 e as 06h00. De acordo com um comunicado na empresa, estas linhas não vão estar em circulação na noite de São João.

Estão também previstas alterações em três linhas que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia. Devido ao encerramento da Ponte Luiz I ao trânsito automóvel e pedonal a partir das 20h00, a Linha 900 (Trindade-Santo Ovídio) vai realizar as últimas partidas em ambos os sentidos às 19h45.

Pelo mesmo motivo, as linhas 901 (Trindade-Valadares) e 906 (Trindade-Madalena) vão ser desviadas pela Ponte do Infante, seguindo pela Batalha até aos Aliados, terminando na Trindade.

O serviço diurno do dia 24 de junho, quarta-feira, arranca às 05h25, cumprindo o horário de “domingos e feriados”.

No que respeita aos transportes, a rede de metro, que na madrugada de Sâo João costuma funcionar ao longo de toda a noite, vai este ano encerrar todas as linhas às 23h30. Já a CP, à semelhança da STCP, vai manter a operação regular, suspendendo as ligações entre as estações de Campanhã e São Bento a partir das 20h50.

As câmaras do Porto e de Gaia acordaram uma série de medidas tendo em vista o desincentivo à concentração de pessoas no contexto do combate à pandemia da COVID-19. A Ponte Luiz I vai ser encerrada, os estabelecimentos de bebidas e restauração vão fechar portas mais cedo, o policiamento será reforçado e as salas de espetáculos também fecham ainda antes da noite cair.

Dadas as previsões meteorológicas, a Proteção Civil recomenda que não sejam lançados balões de São João ou foguetes.