Os trabalhadores da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto – iniciaram esta quarta-feira, por tempo indeterminado, uma greve que abrange sábados, domingos e feriados. A STCP emitiu um aviso de que não estão garantidos os serviços mínimos.

O pré-aviso de greve inclui também “os dias úteis, às duas últimas horas do serviço de cada motorista, podendo não ser realizadas todas as viagens em horário”, conforme se lê no site da STCP.

O protesto surge um dia após uma greve de 24 horas que deixou o Porto sem autocarros.

Segundo o “Jornal de Notícias“, Jorge Costa, presidente do Sindicato Nacional de Motoristas, diz que “caberá a cada trabalhador decidir o horário que irá cumprir” uma vez que trabalham entre nove a dez horas por dia“.

Segundo a mesma fonte, o objetivo é o de “chamar a atenção da empresa para os horários exagerados que os trabalhadores estão a cumprir”. Desta forma, os trabalhadores advertem para a possibilidade de haver constrangimentos.

Quatro dos cinco sindicatos dos trabalhadores da STCP aderiram à greve – o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP), o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e a Associação Sindical de Trabalhadores dos Transportes Coletivos do Porto (SMTP) – o que corresponde a cerca de 90% dos 1.200 trabalhadores da empresa.

Artigo editado por Filipa Silva.