Sistemas GPS e motas parecem ser uma combinação perigosa. Enquanto os condutores de automóveis têm o “conforto” dos mapas GPS e a navegação por voz, os motociclistas não têm a mesma sorte: uma pequena distração pode ser fatal. Agora, uma empresa russa está a trabalhar para mudar esta realidade.

Utilizando a tecnologia dos capacetes de voo usados pelos pilotos de aviões de combate (os caças F-35, por exemplo), a LiveMap está a desenvolver um capacete de moto com um sistema de navegação incluído e reconhecimento de voz semelhante ao Siri – usado pela Apple nos seus equipamentos.

Crowdfunding

A empresa LiveMap tem construido até agora alguns protótipos de hardware e software para o capacete, com a ajuda de subsídios do governo russo, mas agora está a tentar financiar-se junto da comunidade de crowdfunding, no Indiegogo. O objetivo é angariar 150 mil dólares e promete fazer um desconto na hora da compra do LiveMap a quem ajudar a atingir esse patamar.

O capacete terá um ‘display‘ – ou ‘ecrã’ – translúcido e os conteúdos serão projetados no visor, no centro do campo de visão. Esta “realidade aumentada” do ‘display’ incluirá ainda um sensor de luz para ajustar o brilho da imagem projetada, de acordo com as condições externas de luz.

O LiveMaps é totalmente integrado dentro do capacete – que será em fibra de carbono, com cerca de 1,4 quilos – e as informações vão aparecendo por camadas no “espaço real”, que podem ser solicitadas através de uma pequena lista de comandos de voz para navegação ou pontos de referência, como monumentos, cafés ou restaurantes.

O giroscópio e o compasso digital que também integram o capacete permitem depois ter o visor sempre orientado, mesmo quando o utilizador vira ou gira a cabeça, criando um foco preciso no essencial: a condução.

Para já, esta tecnologia está disponível apenas em inglês e será colocada à venda nos Estados Unidos e no Reino Unido em 2014. Na Europa, só em 2015. O preço rondará os 1500 euros (cerca de dois mil dólares).