Maria Oliveira tem 63 anos. Vive com o marido e uma das netas em Várzea do Douro, um meio rural no Norte do país. O isolamento social provocado pela Covid-19 custou-lhe mais do que imaginava.

Do Marco de Canavezes para a Suíça: Fábio Machado, emigrante na confederação helvética há três anos, e Diana Moreira, também emigrada no país, contam-nos como se têm adaptado às mudanças provocadas pela chegada do SARS-CoV-2 à Europa.

Estas reportagens foram produzidas no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo, emitido a 4 de outubro na Rádio Renascença, parceira do projeto, pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Ana Sousa, Beatriz Duarte e Rui Pedro Félix, alunos da Universidade do Minho; Diogo Moniz, Inês Lacerda e Maria Madalena Ramos, alunos da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa; Maria Rodrigues, Miguel Laia e Raquel Soares, alunos da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e Vânia Barbosa, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A apresentação é de Estela Santos, da Universidade Nova de Lisboa. A coordenação conjunta é de Francisco Sena Santos, jornalista e professor na Escola Superior de Comunicação Social, Miguel van-der Kellen, professor da Universidade Autónoma, e Teresa Abecasis, jornalista do Público.