O FC Porto venceu, esta terça-feira, o Marselha por 3-0 no Dragão. No regresso de André Vilas-Boas à cidade Invicta, os “azuis e brancos” deram um passo importante rumo ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Pepe foi baixa por lesão. Marega, Sérgio Oliveira e Luis Díaz foram os marcadores de serviço.

Para o jogo desta terça-feira estava prevista a presença de público nas bancadas do Dragão. No entanto, o agravamento da situação pandémica em Portugal fez a DGS mudar de ideias e manter a partida sem adeptos.

Depois da segunda derrota no campeonato, Sérgio Conceição apresentou três novidades no onze inicial para a receção ao Marselha. Saltou para o campo Malang Sarr à troca com Diogo Leite, e Luis Díaz à troca com Marko Grujic. O colombiano passou a extremo com o recuo de Otávio para o meio-campo. Zaidu entrou para o lugar de Evanilson. O técnico portista adotou um 4-4-2 com Otávio na ala e Díaz junto a Marega na frente.

Do lado visitante, André Vilas-Boas regressou ao Dragão nove anos depois de ter deixado o FC Porto, numa época brilhante com quatro troféus conquistados. Em relação ao último jogo, frente ao Manchester City, o técnico português fez entrar para o onze Benedetto, Dimitri Payet e Sanson.

Golo madrugador deu segurança ao Dragão

Logo após o soar do apito inicial de Mateu Lahoz, os jogadores do FC Porto nem deixaram o jogo aquecer. Aos 4 minutos, Marega marcou. Foi Corona quem começou a desenhar a jogada. O mexicano ganhou um ressalto à entrada da área e cruzou rasteiro ao segundo poste. Tarefa facilitada para o avançado “azul e branco” que só teve de encostar.

Aos 10 minutos, as coisas podiam ter-se complicado para o FC Porto, mas Payet acabou por falhar a conversão de um penálti e desperdiçou a oportunidade perfeita para empatar cedo no Dragão. A bola saiu muito acima da trave da baliza de Marchesín.

O encontro seguia com o FC Porto a jogar muito na expectativa. Os azuis e brancos agarraram-se à vantagem e desceram no terreno, abrindo espaço para o Marselha atuar, mas a sorte estava do lado portista. Aos 28 minutos, foi marcado o segundo penálti da partida, desta vez, a favor do FC Porto. Na sequência de uma falta cometida por Amavi, Sérgio Oliveira converteu o castigo máximo. Estava feito o 2-0 à meia-hora.

Sérgio Oliveira assinou o 2-0 portista. Foto: UEFA Champions League/Facebook

Apesar do resultado, o Marselha seguia à procura do golo, mas a defesa portista estava sólida o suficiente para travar todas as investidas dos franceses. Ainda assim, aos 32 minutos, Mateu Lahoz marcou o terceiro penálti no Dragão, o segundo a favor do Marselha, mas se o primeiro foi desperdiçado, este não chegou a consumar-se uma vez que foi anulado com o auxílio do VAR.

Aos 37 minutos, Marega desperdiçou uma jogada combinada com Díaz. Com o FC Porto em superioridade numérica, a investida do maliano foi travada à entrada da área pela defesa do Marselha.

A primeira oportunidade flagrante do Marselha surgiu de uma bola parada já nos descontos da primeira parte. Na conversão de um canto tenso, Caleta-Car cabeceou por cima da baliza.

O regresso ao balneário ficou marcado por uma clara eficácia do FC Porto que, mesmo com menos remates à baliza (3-4), vencia o jogo com dois golos de vantagem.

Segunda parte com dragões a justificarem o resultado

Depois de uma excelente prestação do FC Porto na primeira parte, o segundo tempo começou com alguma displicência portista. A vantagem fez os dragões relaxarem e abrirem muitos espaços na defesa. O Marselha entrou em campo com uma pressão mais alta, fazendo recuar a equipa treinada por Sérgio Conceição no relvado.

Até àquele momento, o jogo seguia equilibrado e o Marselha parecia não incomodar o FC Porto que já estava mais organizado no terreno. Aos 66 minutos, André Vilas-Boas viu-se obrigado a fazer alterações: o técnico passou a um 4-3-3 mais defensivo, com a entrada de Luis Henrique e Cuisance. Sofrer mais golos era impensável.

No entanto, para tramar o técnico português, aos 70 minutos, uma transição rápida do FC Porto com Corona no comando fez Luiz Díaz feliz. Marega abriu na direita, mas o mexicano jogou na esquerda de calcanhar e serviu Díaz que finalizou com um remate cruzado. O FC Porto aumentou a vantagem sobre o Marselha e ocupou um lugar bastante confortável na partida.

Luis Díaz fechou a contagem de golos para os azuis e brancos. Foto: FC Porto/Facebook

A partir dos 80 minutos assistiu-se a um Marselha totalmente passivo e desmotivado, sem qualquer esperança. Os franceses corriam atrás de um FC Porto renovado e cheio de energia com a entrada de Najakima, Fábio Vieira, Taremi e Romário Baró. Corona ainda teve tempo de brilhar mais uma vez e rematar forte à entrada da área. A bola saiu por cima da trave. Destaque para o mexicano que assinalou uma prestação exímia com presença em todos os golos dos “dragões” – duas assistências e um penálti “conquistado”.

Uma noite europeia de gala que terminou com a vitória dos dois favoritos do Grupo C. O FC Porto venceu de forma confortável o Marselha e assegurou o segundo lugar com seis pontos. Já o Manchester City, líder, bateu o Olympiacos em casa, pelo mesmo resultado (3-0) e soma agora nove pontos. Os gregos ocupam a terceira posição com três pontos e o Marselha prossegue, à terceira ronda, sem qualquer ponto conquistado.

Exibição “quase perfeita”

Na conferência de imprensa, o técnico dos “dragões” mostrou-se muito satisfeito com a prestação dos seus jogadores. Para Conceição, em termos táticos, o jogo foi quase perfeito: “Foi um jogo consistente e que em termos estratégicos os jogadores interpretaram quase na perfeição”. Os ingredientes-chave foram a agressividade, a intensidade e sobretudo, a eficácia que a sua equipa demonstrou em campo. “Foi um jogo bem conseguido e os jogadores estão de parabéns”, rematou o treinador.

Ao contrário de Sérgio Conceição, André Vilas-Boas saiu do jogo desiludido, mas conformado. O técnico afirma que a derrota teve culpa própria da equipa francesa e ficou marcada por erros individuais dos seus jogadores. “Oferecemos os golos, tal como aconteceu contra o Olympiacos, contra o Manchester City… Hoje aconteceu de novo”, afirmou Vilas-Boas.

Os dois treinadores cumprimentaram-se com um forte abraço no início do jogo, mas, amigos amigos, futebol à parte.

A vitória do FC Porto deixou a equipa muito bem encaminhada para o apuramento os oitavos de final da competição milionária. O próximo jogo para a Liga dos Campeões está agendado apenas para 25 de novembro, novamente contra o Marselha. Pelo caminho, os dragões ainda enfrentam o Portimonense (8 de novembro) para o campeonato e o Fabril do Barreiro (22 de novembro) para a Taça de Portugal.

Artigo editado por Filipa Silva