Mais de 14 mil portugueses fizeram o Caminho de Santiago em 2018. A grande maioria fê-lo a pé. "Cada caminho é uma surpresa", conta a irmã Goreti Faneca que já perdeu a conta aos quilómetros que percorreu. Bem mais jovens, Rita, Filipa e Lídia também se fizeram à estrada. O que cada um procura e encontra nesta jornada é o que podemos escutar neste trabalho.

A caminho de Santiago. Foto: Victor Nuño/Flickr

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo, emitido a 8 de novembro na Rádio Renascença, parceira do projeto, pode ser ouvido aqui.

Neste programa participam Bruno Sevivas, Carlos Ferreira e Pedro Batista, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; João Ribeiro, Diana Nunes e Vanda Marques, da Escola Superior de Educação de Viseu; Raquel Guerra, Márcia Correia e Catarina Relva, da Escola Superior de Educação de Viseu; Miguel Laia, da Universidade Nova de Lisboa; Adriana Peixoto, Joana Carvalho, Ana Rita Graça, da Universidade do Porto. A locução é de Henrique Magno, aluno da Escola Superior de Educação de Viseu. A pós-produção áudio é de Miguel van der Kellen. A edição e coordenação do programa e das reportagens são de Miguel Midões, jornalista da TSF e professor adjunto convidado da Escola Superior de de Educação de Viseu. A edição multimédia é de Dora Santos Silva, professora auxiliar convidada da Universidade Nova de Lisboa.