O festival “Portugal Ao Vivo” tem levado vários artistas nacionais ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Na noite de 11 de dezembro foi a vez do cantor Fernando Daniel pisar o palco do recinto. O regresso ao Porto foi marcante para o vencedor do The Voice Portugal, depois do músico ter sido obrigado a adiar a sua estreia no Coliseu da cidade, no âmbito da tour “Presente”, para outubro do próximo ano, devido à pandemia causada pela COVID-19.

A mesma pandemia que tem também condicionado a afluência de público às salas. Na noite de sexta-feira, não houve lotação esgotada para ver Fernando Daniel, com vários lugares por preencher nas bancadas. Já a plateia estava completa e entusiasmada para ver o cantor. Dando cumprimento às regras estipuladas pela Direção-Geral da Saúde, o público ocupou sentado os lugares marcados, sempre com a devida distância de segurança.

O espetáculo começou à hora marcada, pelas 21h00. O palco, no fundo da arena, começou a receber a banda de Fernando Daniel e soaram os primeiros acordes, enquanto o público ainda ia entrando. A primeira música do concerto começa a ouvir-se e, com isto, surge o artista da noite vestido de preto – uma escolha decidida pelos seus seguidores do Instagram. No centro do palco, com uma luz branca apontada ao músico e com um conjunto de luzes vermelhas a comporem o resto de cenário, o artista canta as primeiras palavras do tema “Nada a Perder”. Uma entrada melancólica a que o público aderiu, antes de se animar para acompanhar em uníssono os êxitos “Cair” e “Tal como sou”, que se fizeram ouvir de seguida.

Ao som dos aplausos e da animação do público, respondeu Fernando Daniel com um agradecimento: “Muito, muito obrigada. Vocês não fazem ideia de quão feliz eu estou por estar aqui hoje”.

Veio o tema “Recomeçar” e com ele uma mensagem sobre o estado da cultura em Portugal: “Quero aproveitar o nome desta canção para [vos pedir para] recomeçarem a apoiar e a confiar na cultura. Vocês não veem, mas há vários artistas que não pisam um palco há quase um ano, não têm rendimentos. Mas aqui estão vocês a mostrar que há esperança, que vale a pena acreditar. Muito obrigado. Está na hora de recomeçar “, disse o cantor emocionado.

O artista trouxe ainda consigo o músico Jimmy P para juntos cantarem a música “Até Voltares”, tema acolhido com muito entusiasmo pelo público. Fernando Daniel também apresentou o seu mais recente single “Sem Ti”, que resulta de uma colaboração com o músico Agir.

Jimmy P também passou pelo palco do Super Bock Arena. Foto: Fernando Daniel/Facebook Foto: Fernando Daniel/Facebook

Ao som de uma guitarra, que foi trazida até Fernando Daniel, a música “Se eu” começa a fazer-se ouvir no recinto. No meio da canção, o artista para de cantar para ouvir a plateia a entoar a letra da sua música. Mas é no momento em que a banda de Fernando Daniel toca os primeiros acordes do tema “Voltas”, que o público grita ainda mais alto e o músico introduz a música com umas simples palavras: “Acho que também conhecem a próxima”.

Fernando Daniel despede-se do público do Pavilhão Rosa Mota com a música “Nada Mais”, mas antes ainda presenteou os espectadores com “Mágoa”, “Espera”, “Sem Medo” e “Tu”. O artista quase no final da música pede para o público fazer mais barulho e depois agradece: “Porto, muito, mas mesmo muito obrigado”, disse antes de abandonar o palco pela primeira vez.

Orgulho no percurso feito

A batida dos pés, os gritos e assobios do público haviam de trazer Fernando Daniel de regresso ao palco, desta vez sozinho, com apenas um teclado. O jogo de luzes é outro, para um momento mais sentimental. O foco está sobre o cantor, que é iluminado apenas por uma luz branca.

Ao som dos primeiros acordes, Fernando Daniel apresenta a canção: “Esta música chama-se ‘Melodia da Saudade’. Quando a escrevi, pensei em mim, na minha história, na minha vida. É uma canção um bocado autobiográfica, porque já a toquei em bares, há muito tempo atrás e são essas pequenas coisas que hoje em dia fazem-me ter muito orgulho em todo este percurso”.

O músico natural de Estarreja que se mostrou ao grande público depois da conquista do concurso The Voice Portugal em 2016 deixou ainda uma mensagem de positividade: “Nunca duvidem das vossas capacidades. Acreditem sempre em vocês. Estipulem objetivos para a vossa vida. Tenham as pessoas que mais importam ao pé de vocês. Esta música diz que nós não precisamos de alguém que nos queira parar, mas, sim, de alguém que não nos largue, porque são as pessoas que não nos largam que nos querem levar mais para a frente. Portanto, rodeiem-se dessas pessoas, acreditem em vocês e nunca deixem que ninguém vos diga que vocês não são capazes de fazer seja o que for”. Assim que o cantor começou a cantar, várias luzes de lanterna de telemóvel iluminaram o recinto.

A última música do concerto foi “Nada Resulta” e o espetáculo terminou com Fernando Daniel a apresentar a sua equipa que não estava no palco e deixou algumas palavras sobre estes profissionais. “Uma salva de palmas a tantos outros invisíveis que fazem tudo isto acontecer. Sem eles, nós artistas não teríamos espetáculos como estes”, declarou.

Antes de se despedir de vez do público do Porto, o músico faz um último agradecimento. “Hoje foi um excelente dia. Muito obrigado por me deixarem partilhá-lo convosco. Obrigado por estarem aqui. Do fundo do coração, muito obrigado”. O artista pede mais aplausos para terminar a música na melhor forma. O ambiente torna-se mais festivo, com o público com as mãos no ar a acompanhar os movimentos feitos pelo cantor. Depois disto, a banda e o músico fazem uma vénia ao público e deixam o palco, com felicidade marcada na cara. O concerto terminou e é altura de deixar o recinto, com todos os cuidados estipulados pela Direção-Geral da Saúde.

Artigo editado por Filipa Silva