Uma “trama familiar” que tem por cenário de fundo “uma paisagem esventrada até às entranhas pelas escavadoras ininterruptas. A família vive num lugar em tensão com um não-lugar em potência, o novo troço da autoestrada”. A sinopse é da autora, Marta Pais de Oliveira, que assim apresenta “Escavadoras”, o romance com que acaba de vencer a 13ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís.

Aos 30 anos, a licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e Universidade Complutense de Madrid manifestou-se “muito feliz” pelo “reconhecimento” do galardão promovido pela Estoril Sol, que além de um valor monetário lhe valerá a publicação do livro pela Editorial Gradiva.

À Antena 1, Marta Pais de Oliveira contou que as personagens do seu livro “já nasceram há muito tempo”. Por anos, permaneceram escondidas em “pequenos contos que ficaram muito tempo adormecidos”. Um seminário de criação literária orientado por Luís Carmelo deu-lhe a oportunidade de as desentorpecer.

“Escavadoras”, a obra que desse labor resultou, é, na visão do júri, que anunciou a sua decisão da quarta-feira (16), um “romance que atrai não só pelas vertentes oníricas como a narrativa se organiza, mas também pelo sentimento de perda que une o universo existencial das personagens. Um ponto de vista lutuoso orienta e organiza as relações humanas e, facto não menos relevante, a própria tragédia familiar vivida no romance”.

“Agora o texto pertencerá a quem o quiser ler. A possibilidade de chegar a leitores alegra-me muito, expectante pelos caminhos que farão e que não ponderei”, comentou a propósito e na mesma nota a autora.

Natural e residente em Vila Nova de Gaia, Marta Pais de Oliveira reconhece influências de Agustina Bessa-Luís – “o que torna ainda mais desconcertante receber um prémio com o seu nome”- mas também de José Saramago, Fiódor Dostoievski, Emily Dickinson, Gonçalo M. Tavares, entre outros.

Além da licenciatura que a levou por um breve período ao jornalismo, Marta Pais de Oliveira fez também uma pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Porto Business School. Desenvolveu ainda projetos de comunicação e gestão de marca, e viveu em Moçambique, onde implementou sistemas de ensino à distância.