O Gerador lançou na passada quarta-feira (27) uma bolsa de apoio ao jornalismo de investigação. A “Bolsa Reportagens Essenciais Gerador” está disponível para jovens jornalistas e formados em jornalismo até aos 35 anos.

O valor da bolsa é de 1.250 euros – 1.000 euros referentes ao “orçamento máximo de gastos em recursos técnicos” e 250 euros de prémio monetário para o vencedor da bolsa. As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 12 de fevereiro.

Todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal podem concorrer, desde que as propostas sejam feitas a título individual e em português. O candidato deve apresentar CV, uma cópia da carteira de jornalista ou certificado de licenciatura na área do Jornalismo e um entrevista ou reportagem por si produzida que já tenha sido publicada.

Na avaliação das propostas, o Gerador afirma que terá em conta a “adequação à estratégia editorial” da plataforma, a “relevância jornalística” da investigação, a “oportunidade temporal“, a “diversificação da apresentação“, o “detalhe orçamental” e a “calendarização das tarefas“.

A organização declara que pretende apoiar “os profissionais mais jovens, que têm mais dificuldade em aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação “. O Gerador destaca que no “contexto particular da pandemia” os órgãos de comunicação mantêm-se como fundamentais para divulgar informação relevante, apesar de viverem uma “crise profunda”.

O vencedor vai ser anunciado a 19 de fevereiro. Esta é a primeira de quatro bolsas que o Gerador vai atribuir este ano. As restantes serão concedidas de três em três meses.

O Gerador define-se como uma plataforma de acção e comunicação sobre a cultura portuguesa.

Artigo editado por Filipa Silva