A ideia surgiu “numa conversa” entre João Monteiro, técnico de râguebi no Centro Desportivo e Universitário do Porto (CDUP), e a esposa, que é médica. Perante “a falta de informação e a falta de acesso” que aos olhos de ambos se estava a verificar no domínio da testagem, Monteiro meteu as mãos na massa e criou a covidtesterapido.pt – uma plataforma que agrega diferentes postos de testagem do país, sendo a única que “não está ligada a uma marca”. O site foi lançado na terça-feira (2).

“Queremos que qualquer pessoa possa fazer a marcação [de testes]”, afirma o atual production delivery manager da Farfetch ao JPN. Neste momento, é possível fazer marcação de testes a título individual – quer presencial, quer através de visita domicilária – mas também para empresas. Atualmente, o site reúne 60 postos de testagem espalhados por todo o país.

O utilizador da plataforma escolhe uma opção e indica em que posto pretende realizar o teste de antigénio. O site informa o posto do pedido do utilizador e depois confirma com ambas as partes o dia e a hora da testagem. No caso das empresas, podem enviar um pedido de orçamento com o número de testes pretendidos para a plataforma, que depois o redireciona para o posto de testagem.

O site tem pouco mais de três dias, mas só esta quinta-feira já registou “mais de 100 marcações”, de acordo com o treinador do CDUP. “Temos um crescimento de pedidos, porque o interesse das pessoas no site tem sido muito grande”, explica. Não são só os utilizadores que estão a crescer, pois já há mais de “30 pedidos para adicionar novos postos” à plataforma, diz João Monteiro.

O teste de antigénio usa uma zaragatoa e serve para controlo regular e confirmação de casos suspeitos. O teste realiza-se em cerca de dois ou três minutos e apresenta resultados em 15. João Monteiro revela que o site “está a trabalhar numa evolução para permitir marcação de testes PCR” – mais dispendiosos, estes testes moleculares, realizados em laboratório, foram os primeiros a serem disponibilizados ao grande público, em Portugal.