Os serviços das faculdades da Universidade do Porto (UP) mantêm-se abertos. O atendimento ao público pode ser feito à distância ou em regime presencial com marcação prévia.

A Reitoria da UP confirmou ao JPN que os departamentos académicos, financeiros e de relações internacionais do edifício histórico da Praça Gomes Teixeira continuam acessíveis através de atendimento presencial por marcação. Seguindo as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os laboratórios, bibliotecas, cantinas e residências universitárias da UP também se mantêm abertos à comunidade académica.

A situação é similar nas faculdades, de acordo com as respostas que o JPN recebeu até ao fecho deste artigo. Na Faculdade de Desporto (FADEUP)  a exceção vai para os equipamentos desportivos. Os equipamentos desportivos, que a instituição tem tradicionalmente abertos a toda a comunidade – não só académica – encontram-se encerrados, por tempo indeterminado.

A Faculdade de Engenharia (FEUP) está excecionalmente encerrada, devido a uma intervenção no sistema de abastecimento de água, o que impede a utilização das instalações. Até 14 de fevereiro, todos os serviços funcionam à distância. Depois desta data, está prevista a retoma do atendimento presencial com marcação prévia.

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) os serviços encontram-se em regime de teletrabalho, exceto num dia por semana em que estarão a trabalhar de forma presencial. Os horários de cada serviço podem ser consultados no site da faculdade.

O serviço de consulta psicológica da FPCEUP mantém-se ativo através de consultas online, de segunda a sexta-feira entre as nove e as 19 horas e aos sábados entre as nove e as 13 horas. As consultas da Faculdade de Medicina Dentária também se mantêm ativas através de contacto telefónico das nove às 14 horas.

O bar de estudantes da Faculdade de Letras (FLUP) está encerrado. O mesmo se verifica no bar de estudantes da Faculdade de Arquitetura (FAUP).

O JPN contactou ainda outras faculdades do universo da UP, não tendo recebido resposta até ao fecho do presente artigo. Recomenda-se a utilização, sempre que possível, dos canais digitais e telefónicos para acesso aos serviços das faculdades, devendo privilegiar-se o atendimento por e-mail ou telefone, assim como o envio e receção de documentos por via eletrónica.