Este ano o Carnaval não vai poder ser celebrado como é habitual. A terceira vaga da pandemia da COVID-19 em Portugal obrigou ao cancelamento de comemorações presenciais da data. Pela primeira vez, o Governo liderado por António Costa não decretou tolerância de ponto para o dia de Carnaval, esta terça-feira (16).

Se as “noites mágicas” de outros anos não se podem repetir, há ainda formas que cada região encontra para celebrar esta data. Afinal, o Carnaval nem a pandemia leva a mal.

A Câmara Municipal de Ovar organizou um concurso de pintura e decoração de “uma máscara gigante”, a ser colocada, posteriormente, em locais simbólicos da autarquia. No centro da Cidade de Ovar, designadamente na Praça da República, será ainda implantado o Monumento ao Carnaval de Ovar 2021, elaborado pelos Grupos de Carnaval e pelas Escolas de Samba, num trabalho dividido por várias casas e diferentes elementos dos grupos e escolas, salvaguardando sempre as questões de segurança. Na “Grande Noite Mágica”, 15 de fevereiro, realiza-se um espetáculo de streaming  da autoria do DJ Johnny Light. A terça-feira de Carnaval encerra com os DJ’s Ao Jeito Delas.

Em Bragança, o tradicional Entrudo Chocalheiro também não deixa de celebrar o Carnaval. Os Caretos de Podence juntam-se a manifestações culturais de carnaval e de outras zonas do mundo, como Bélgica, Grécia, França, Colômbia, Brasil e Espanha, numa sessão webinar.

O Festival do Butelo e das Casulas vende até esta terça-feira produtos locais da região, organiza aulas de culinária oficinas e exposições de máscaras e os Diálogos com Arte do ator André Gago. O dia de Carnaval termina com a queima do Entrudo, que simboliza “queimar o que é de mau” e que desta vez servirá para queimar simbolicamente a COVID-19.

O Carnaval de Estarreja pede a partilha nas redes sociais de fotografias e vídeos dos seus habitantes mascarados. A organização vai ainda transmitir um espetáculo do DJ Camões para esta noite de segunda-feira e o Grande Corso – o desfile de carros carnavalescos -do ano passado, na tarde desta terça-feira.

Torres Vedras também organiza o Carnaval em Casa. Seis associações da cidade querem passar uma mensagem de “esperança e alegria” aos habitantes da região. Esta segunda-feira há um desfile virtual de mascarados e um espetáculo dos DJ’s Vodzy, Ricardo F e Cenoura. No dia de Carnaval há concertos dos DJ’s Pedro Cruz, Gil Oli e Ivan Rodrigues e à noite uma celebração das “mais belas memórias de Carnaval”.

Um pouco por Portugal fora, os ditos “foliões” encontram formas de celebrar a data. No entanto, nem todas as autarquias mantêm as celebrações.

A Câmara Municipal de Barcelos e a Câmara Municipal de Famalicão já confirmaram que este ano não há festa de Carnaval. A autarquia de Barcelos anunciou que a decisão “decorre da evolução desfavorável da pandemia”. O município de Famalicão também declarou que “não é possível o cumprimento das regras de prevenção” se as festividades prosseguissem. Com tem sido habitual, a Câmara do Porto não apresenta nenhuma celebração oficial do Carnaval.