Naomi Osaka e Jennifer Brady são as finalistas do Open da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada tenística. A nipónica, de 23 anos, superou a veterana Serena Williams, pelos parciais de 6-3 e 6-4. Já Jennifer Brady, aos 25 anos, estreia-se em finais de Majors depois de bater Karolina Muchova, por 6-4, 3-6 e 6-4.

Num autêntico confronto de gerações, a atual número três mundial, que conta já com uma vitória no Open de Austrália no seu palmarés, levou a melhor sobre a experiente norte-americana de 39 anos, que volta assim a falhar o objetivo de igualar o recorde de títulos de Grand Slam de Margaret Court, ao manter-se nos 23 Majors conquistados, menos um que a lenda australiana.

Com esta vitória, Osaka estende para 20 a sua série de encontros consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, 13 dos quais foram em Grand Slams, onde não perde desde a edição transata do torneio australiano. Esta vai ser a sua quarta final em provas desta categoria. A jovem de 23 anos venceu todas as que disputou até agora – o Open da Austrália, em 2019, e o Open dos Estados Unidos, em 2018 e 2020.

Por sua vez, Jennifer Brady, a número 24 do ranking feminino, teve de suar para vencer a checa Karolina Muchova, uma das surpresas da competição e que vinha de vitórias frente à compatriota Karolina Pliskova, tenista do Top 10 e antiga número um mundial, e Ashleigh Barty, a atual número um. Aos 25 anos, a norte-americana atinge agora a sua primeira final num torneio do Grand Slam.

Para a final, Naomi Osaka parte como favorita, fruto do seu maior palmarés e da vantagem no confronto direto. A tenista japonesa venceu dois dos três encontros disputados entre ambas, entre os quais a meia-final do Open dos Estados Unidos, em 2020. A única vitória de Brady surgiu numa fase distinta da carreira de ambas, em 2014.

Na conferência de imprensa após a sua meia-final, Brady salientou a importância de “controlar as emoções” durante o encontro decisivo e de tentar não se focar no facto de ser a sua primeira oportunidade de ganhar um Grand Slam. Naomi Osaka relembrou a meia-final do Open dos Estados Unidos, encontro que disse ter sido de “alta qualidade” durante toda a partida, e afirmou não estar surpreendida por voltar a ver a norte-americana nestas fases das provas.

A final feminina do Open da Austrália está agendada para sábado. Até à data deste artigo, a organização do torneio ainda não confirmou a hora a que vai arrancar o encontro.

Artigo editado por Filipa Silva