É de forma inglória que termina a 8ª edição da UEFA Youth League. O Comité Executivo da organização que tutela o futebol europeu comunicou, esta quarta-feira, o cancelamento da prova de sub-19 até à próxima temporada desportiva.

Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, a competição foi adiada e realizou-se com o seu formato alterado. Este ano, a competição teria um formato de eliminatórias diretas a partir dos 32 avos-de-final, a começar a 2 de Março. Mantendo depois o formato habitual, a competição terminaria com a disputa da fase final em Nyon, a 17 e 20 de Maio.

No entanto, as fortes vagas pandémicas do novo coronavírus impediram grande parte do tráfego entre países europeus. Os clubes e a organização não sentem mais condições para o decorrer da prova em 2020/2021. “A saúde e segurança dos jovens jogadores deve ser a principal prioridade“, disse a organização.

No site pode ler-se ainda que o Comité de Competições de Clubes da UEFA e a Associação Europeia de Clubes “foram consultados e apoiaram a ideia de cancelar excecionalmente a UEFA Youth League esta época”.

Este é uma competição onde os clubes portugueses têm chegado longe. O FC Porto chegou às meias-finais em 2018, vencendo a prova no ano seguinte frente ao Chelsea por 3-1. A vitória dos “dragões” mantém-se como a única ocasião em que uma equipa portuguesa conquistou a prova.

Em sete edições, o Benfica foi finalista vencido de três, incluindo a última edição. Os encarnados perderam a final por 3-2 contra o Real Madrid. A equipa madrilena conquistou, assim, o título sub-19 pela primeira vez.

A UEFA Youth League está prevista regressar em 2021/2022, após ter sido cancelada devido à pandemia sem que nenhum jogo tenha sido realizado.

Artigo editado por Filipa Silva