Danill Medvedev e Novak Djokovic são os tenistas que vão discutir a conquista do Open da Austrália. Na manhã desta sexta-feira, o russo, de 25 anos, superou Stefanos Tsitsipas, por 6-4, 6-2 e 7-5, para chegar pela segunda vez na carreira à final de um Grand Slam. Ontem, o número um mundial já tinha garantido a sua presença na decisão do título depois de eliminar o qualifier Aslan Karatsev, pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-2.

Naquele que foi mais um duelo entre dois tenistas da nova geração, Medvedev cimentou o seu domínio sobre o grego de 22 anos, ao somar a sua sexta vitória em sete partidas entre ambos. Este triunfo dá assim ao russo uma segunda oportunidade de discutir a conquista de um Major, depois de ter perdido em cinco sets para Rafael Nadal no Open dos Estados Unidos de 2019, enquanto Tsitsipas, que havia operado uma reviravolta impressionante na ronda anterior diante do veterano espanhol, continua sem conseguir atingir uma final de Grand Slam e apresenta agora três derrotas em três presenças nas meias-finais.

Depois das conquistas do Masters 1000 de Paris e das ATP Finals na reta final da temporada passada, o atual número quatro da hierarquia mundial arrancou 2021 na melhor forma, ao participar no triunfo da Rússia na ATP Cup – competição de seleções que antecedeu o Open da Austrália -, e está atualmente numa sequência de 20 vitórias consecutivas no circuito.

Na outra meia-final, o sérvio de 33 anos confirmou o seu favoritismo e colocou um ponto final ao conto de fadas de Aslan Karatsev, russo de 27 anos vindo da fase de qualificação que fazia a sua estreia em quadros principais de torneios do Grand Slam. Com este desempenho, Karatsev vai ficar às portas do Top 40 do ranking e garantiu um prize-money superior ao que tinha conseguido em toda a carreira até aqui.

Atual detentor do título e recordista com oito troféus do Open da Austrália, Djokovic parte como natural favorito para a sua nona final no torneio. Ainda assim, há equilíbrio no confronto direto entre os dois finalistas, com quatro vitórias para o sérvio e três para o russo. Contudo, os três triunfos de Medvedev surgiram nos últimos quatro encontros entre ambos.

Na antevisão da final, e ainda sem conhecer o seu adversário, o tenista de 33 anos teceu vários elogios ao número quatro mundial, ao referir que “Medvedev é o tenista a jogar a um nível mais alto do que qualquer outro nos últimos três ou quatro meses”.

Por sua vez, o russo destaca o facto de a pressão estar do lado de Djokovic por nunca ter perdido qualquer final no torneio e por estar à procura de “apanhar o Roger [Federer] e o Rafa [Nadal] nos títulos do Grand Slam”. Contudo, afirma querer exibir o seu melhor ténis e voltar a mostrar que consegue derrotar os “grandes nomes” da modalidade.

A final masculina do Open da Austrália está marcada para domingo, quando forem 08h30 em Portugal continental.

Artigo editado por Filipa Silva