A repetição do sonho está muito próxima. Portugal pode repetir o feito de 2017, apurando-se para o Campeonato da Europa Feminino (adiado para julho de 2022 devido à pandemia). A seleção nacional enfrenta hoje a Finlândia e o jogo em Helsínquia está marcado para as 16h15 de Lisboa. A equipa nórdica tem os mesmos 16 pontos e luta pela sua terceira participação em fases finais continentais. 

Aos jornalistas, o selecionador nacional, Francisco Neto, lembra o histórico recente de empates entre as duas formações e espera um duelo muito equilibrado em que “os pormenores vão fazer a diferença“.

Carolina Mendes, jogadora do Sporting e da Seleção Nacional, recorda que as duas equipas empataram na primeira volta e em 2017 foi precisamente a Finlândia que Portugal derrotou para se apurar para o Euro. “Vão querer vingar o facto de terem sido eliminadas do apuramento em 2017 e de terem empatado em nossa casa no início desta qualificação. Vão chegar ao jogo fortes e com autoridade“. 

Após o encontro, a última jornada portuguesa será no Chipre a 23 de fevereiro. A cidade de Larnaca recebe o Escócia vs Portugal, realocado face às restrições de viagens com destino ou partida do Reino Unido. 

A fase de qualificação do Europeu feminino apura as vencedoras dos nove grupos e as três melhores segundas classificadas. As restantes seis disputam um playoff para as últimas três vagas, em abril. 

As seleções de Portugal, Finlândia, Polónia e Espanha têm ainda possibilidade de se qualificarem no primeiro lugar dos respetivos grupos. As seleções da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Islândia, Países Baixos (campeã em título), Noruega, Suécia e a anfitriã Inglaterra já se encontram qualificadas para a fase final. Irlanda do Norte, Rússia e Ucrânia já sabem que vão jogar o playoff.

Caso Portugal falhe o apuramento através do primeiro lugar, ainda tem a hipótese de se apurar diretamente por ser uma das três melhores segundas classificadas. O jogo que vai ajudar a determinar o destino da seleção nacional realiza-se esta sexta-feira, às 16h15 de Portugal continental.

Artigo editado por Filipa Silva