Milhares de jovens sonham um dia poder ter a experiência de estudar no estrangeiro e de começar a caminhar em direção à independência que pretendem conquistar na vida adulta. A Study Abroad Portugal oferece a estes estudantes a oportunidade de darem o primeiro passo nesta direção. Através de uma panóplia de instituições académicas presentes na feira, a realizar no próximo dia 27 de fevereiro, entre as 11h00 e as 18h00, o objetivo passa por dar a conhecer as opções académicas que existem “além-fronteiras”. Opções que vão de cursos de línguas a mestrados, passando por gap years ou doutoramentos.

A data foi confirmada há uma semana pela organização do evento tal como o novo formato, inédito na história do evento, que veio para respeitar as novas exigências impostas pelo Governo, no combate à pandemia da COVID-19. Beatriz Serrano, da organização, acredita que vai ser uma edição com um bom registo em termos de visitantes, mas ressalva: “não sabemos bem se todos os que se inscrevem vão de facto participar. Mas a verdade é que também pode haver uma maior disponibilidade por parte do público que nos dará uma edição muito boa em termos de visitantes”.

Jovens portugueses procuram viver o sonho “High School Musical”

Nesta décima edição, o destaque vai para universidades do Reino Unido e para as high schools (escolas secundárias) norte-americanas. A maior parte dos estudantes que participam na Study Abroad Portugal parecem preferir, de acordo com os dados disponibilizados pela organização, estes dois destinos, para concluírem tanto o secundário nos Estados Unidos da América, como a licenciatura no Reino Unido.

O programa para o próximo dia 27 ainda não está totalmente definido, mas a organização do evento pretende “alcançar o objetivo de ter 20 instituições [académicas] presentes nesta edição”. No entanto, uma feira habituada a ter 40 expositores anualmente teve que se reinventar “por causa da pandemia”. “A maior parte das instituições estão a retrair-se um bocado em termos de budget para virem recrutar a Portugal”, comenta Beatriz Serrano.

Este ano, vão estar representados, via zoom, países como a Dinamarca, Letónia, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos da América. Em frente às suas bancas virtuais estarão alunos interessados em conhecer as possibilidades de abraçarem uma aventura nestes países e que têm agora a possibilidade de estabelecer contacto com representantes das universidades.

A inscrição pode ser feita através do site oficial da Study Abroad Portugal e é gratuita, precisando o aluno apenas de confirmar a inscrição depois de receber um e-mail da organização.

Artigo editado por Filipa Silva