As bibliotecas estão fechadas, mas a vontade de ler não está confinada. Por esta razão, as bibliotecas municipais do Grande Porto fazem chegar os livros até aos leitores através de serviços take-away ou de entrega porta a porta. No Porto, os mais novos podem ouvir histórias online todas as sextas-feiras.

Porto tem serviço de take-away de livros e hora do conto online

Desde o dia 9 de fevereiro que a Biblioteca Municipal do Porto disponibiliza o serviço de empréstimo domiciliário com os moldes de um serviço take-away para livros, CD e DVD. O catálogo pode ser consultado online e os leitores podem escolher o material através do telefone ou e-mail (225 193 480, [email protected]), referindo o nome, número de leitor e contacto telefónico. Os pedidos podem depois ser recolhidos na Biblioteca Municipal, junto ao Jardim de S. Lázaro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00. Está previsto que a oferta de empréstimo domiciliário em regime take-away vigore até dia 31 de março.

Mantém-se a suspensão da aplicação da sanção pecuniária pelo atraso na devolução de documentos requisitados para empréstimo domiciliário nas Bibliotecas Municipais – uma medida que vai manter-se em vigor durante este ano.

Para além disso, a partir de 26 de fevereiro e durante um mês, a Biblioteca Municipal do Porto promove a Hora do Conto Online. Todas as sextas, às 16h00, crianças entre os 3 e os 6 anos podem ouvir uma história. É necessária uma inscrição prévia e as vagas são limitadas.

Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santa Maria da Feira levam os livros a casa

As Bibliotecas de Matosinhos têm um serviço de empréstimo de livros com entregas ao domicílio, em todo o concelho, que, em tempo de pandemia, tem excedido os 100 empréstimos diários, segundo a autarquia. Os leitores inscritos nas bibliotecas municipais devem consultar o catálogo online e verificar a disponibilidade dos títulos pretendidos e os pedidos devem ser feitos via e-mail ([email protected]) ou telefone (22 939 0950). A entrega em casa do leitor deve ser agendada para os dias úteis, entre as 09h00 e as 19h00. Os livros são entregues em casa dentro de embalagens de plástico por funcionários do município.

Quando o prazo da requisição chegar ao fim, os livros recolhidos ficam durante 48 horas em quarentena em locais destinados para o efeito.

Caso não esteja inscrito como leitor, a inscrição pode, excecionalmente ser feita por e-mail durante o período de confinamento. São considerados leitores individuais das Bibliotecas todos aqueles que residam, estudem ou trabalhem na Área Metropolitana do Porto.

Na Maia, a Biblioteca Doutor José Vieira de Carvalho, tem um regime semelhante, mas apenas para os residentes do concelho, tal como aconteceu em maio do ano passado. Os leitores registados podem pesquisar e fazer a reserva, utilizando como login o número de leitor. Cada utilizador tem direito a seis empréstimos em simultâneo e cada um terá a duração de 30 dias.

Todos os livros são manuseados e embalados com recurso a equipamentos de proteção individual e as entregas serão feitas com a máxima segurança, mantendo sempre o distanciamento físico.

Em Vila do Conde, desde o dia 21 de janeiro que os funcionários da Biblioteca Municipal José Régio se deslocam duas vez por semana para entregar os livros requisitados pelos leitores. Quem já tiver cartão de leitor da biblioteca, pode solicitar livros ou filmes através do telefone (252 240 040) ou de e-mail ([email protected]). Caso contrário, pode, através dos mesmos meios, solicitar o cartão, que lhe será também entregue em casa.

Na Póvoa de Varzim, o serviço de entrega ao domicílio de livros, CD e DVD cobre todo o município. O catálogo está disponível online e através da identificação dos itens pretendidos, por e-mail ou telefone ([email protected] ou 252 616 000), os leitores podem fazer as requisições. Todas as segundas, quartas e sextas, entre as 14h00 e as 17h00, a Biblioteca Municipal entrega na morada do leitor, sendo que os pedidos nesses dias devem ser feitos até ao 12h00.

Depois de em dezembro de 2020 a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira ter disponibilizado online mais de 7 mil jornais e revistas, agora os livros chegam a casa dos leitores. A iniciativa da entrega ao domicílio, “Livros sobre Rodas”, sob o lema “Mais próxima de si, para o servir” promete fazer chegar livros às 21 freguesias do concelho enquanto durar todo o período de confinamento. Para usufruir deste serviço é necessário estar-se inscrito na biblioteca municipal.

Depois de consultado o catálogo, para formalizar o pedido é necessário ligar para o número 256 377 030 (segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h00) ou mandar um e-mail para [email protected] com o material pretendido. O leitor será contactado para confirmação do dia e hora de entrega dos documentos solicitados, na morada indicada. Esta iniciativa não é nova para a biblioteca. Desde 2012 que a carrinha “Bibliobus” percorre o concelho, levando a crianças e idosos livros e outros documentos.

De forma a combater a desinformação, as bibliotecas do Porto, Matosinhos e de Santa Maria da Feira dão também aos seus leitores a possibilidade de acederem de forma gratuita a jornais e revistas nacionais e internacionais, através da aplicação PressReader.

Artigo editado por Filipa Silva