O Festival da Canção 2021 arranca este sábado com a primeira semifinal. Os próximos três fins de semana da RTP vão ser dedicados ao concurso.

Este é um momento que, anualmente, marca o canal. Muita música, concorrentes e  profissionais da estação televisiva compõem o formato que há 57 anos mantém o país colado ao ecrã. Este ano, o lema do Festival da Canção é #OFestivaléNosso. Com o atual cenário de pandemia, os esforços foram redobrados, de forma a que nada impeça a partilha desta experiência, mesmo à distância, com o mote de que o festival “é nosso”, de todos.

O leque de apresentadores do programa é já familiar. Na primeira semifinal marcaram presença, Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Na segunda, Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Na grande final, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim são as caras da apresentação do festival. As redes sociais da RTP estão por conta de Joana Martins

O painel de jurados é composto por seis personalidades da música: Marta Carvalho, autora de “Medo de Sentir”, a canção que, na voz de Elisa, venceu em Elvas a grande final da edição de 2020 do Festival da Canção; NBC, cantor que conta com uma carreira de quase 20 anos ; Paulo de Carvalho, o conhecido artista há 50 anos na música ; Rita Carmo, fotógrafa da revista Blitz e já foi autora de algumas capas de discos ; Rita Guerra, uma voz de referência no panorama musical português e, por fim, Vanessa Augusto, uma das vozes que podemos escutar nas emissoras da Antena3.

Os concorrentes 

Cada semifinal é composta por 10 canções em competição. Dessas, cinco são selecionadas para a grande final. Assim, dia 6 de Março, concorrem as 10 finalistas. A votação decorre nos moldes habituais: Metade está a cargo da pontuação dos jurados e a outra metade é responsabilidade dos espetadores, via chamada telefónica. 

Vamos conhecer um pouco melhor os concorrentes da primeira semifinal, pela ordem de atuação:

1º.) – The Black Mamba – Love Is On My Side

Tatanka é um dos autores convidados para a edição deste ano. O tema “Love Is On My Side” vai interpretado pelo próprio, juntamente com a sua banda, The Black Mamba.

Apesar de ser uma estreia do grupo nos palcos do festival, estes têm já uma carreira sólida na música em Portugal. Com 11 anos de existência, a banda porta três álbuns de originais: “The Black Mamba” (2011), “Dirty Little Brother” (2014) e “The Mambra King” (2018). 

2º.) Valéria – Na Mais Profunda Saudade 

Valéria é intérprete e fadistaa. Foi vocalista dos grupos aoFado, aoJazzandBlues, Loking for a name, Kardiac, entre outros. 

A jovem de 23 anos já arrecadou diversos prémios em casas de fados em Lisboa, passou por palcos nacionais, como o Casino de Lisboa, o Teatro Camões, Casa da Música, entre outros pelo país fora e além fronteiras – França, Túnica e Reino Unido, por exemplo. A proposta composta por Helder Moutinho é uma balada de fado intensa e impactante.

3º.) mema. – Claro Como Água

Sofia Martins, conhecida como mema. , começou a trilhar o seu caminho na música em meados de 2006, quando entrou para o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Aveiro. Em 2016, integrou o coletivo de produtores de eletrónica Strength in Numbers, onde se começou a apresentar como “mema.”. No seu reportório tem três singles editados: “O Devedor”, “Outro Lado” e “Perdi o Norte”. 

A canção que leva ao festival tem a co-autoria de Stereossauro.

4º.) Nadine – Cheguei Aqui 

Nadine é mentora do projeto “Quase um Fado” e participou nos discos “Plasticidades”, dos Donna Maria, “Simplicidades”, dos ZukaTuga,  e ainda na colectânea “Discos do Povo”, com o 19º disco. Já cantou no Brasil, Andorra e Suíça, mas também em terras lusas, de norte a sul de Portugal, até às ilhas

A intérprete está a trabalhar no seu EP, com data de lançamento marcada para este ano.

5º.) Miguel Marôco – Girassol

Miguel Marôco pertenceu durante quatro anos ao Coro Musaico, com o qual participou em festivais como: Festival Coral de Verão, FICA, International Chorwettberb e na produção da ópera “ O Monstro do Labirinto”, da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente concilia a música com os números, está a tirar mestrado em Matemática ao mesmo tempo que ocupa o papel de Baixo no quarteto Barbershop “Contratempo”, e ainda alguns trabalhos independentes na música. 

6º.) Fábia Maia – Dia Lindo

Fábia Maia sonha com a música desde pequena, quando fazia versões de temas do hip hop português. Através disso, começaram a surgir a oportunidade de contactar com alguns dos seus ídolos.

Primeiro surgiu a participação no álbum “Essência” de Jimmy P, com o tema “Má Vida”. A sua estreia aconteceu com o seu primeiro EP, que contou com a participação de Jimmy P e Slow J. A partir daí, lançou temas a solo como “VibeCerta”, “MyBaby” e “BarcelonaParis” que podem ser ouvidos no EP “Santiago”. 

7º.) IRMA – Livros 

IRMA é uma cara conhecida do público. Envergou pelo caminho da representação e abraça agora o  canto e composição. 

Já integrou o elenco dos musicais “Entre o céu e a terra”, “A bela e o monstro”, “Terra dos sonhos”, “Eusébio, um hino do futebol” e “ZOO”. Estreou-se com o álbum “Primavera”, em 2020. O disco contém músicas e letras da sua autoria, partilhando os arranjos e produção com Pity. 

8º.) Karetus & Romeu Bairos – Saudade 

Rui Barros estudou no Conservatório Regional de Ponta Delgada e, depois, no JB Jazz Clube. Em 2019 lançou o seu primeiro EP “Cavalo Dado”. Este ano, junta-se aos Karetus no Festival da Canção.

Carlos Silva e André Reis são os Djs e produtores protagonistas de Karetus. A sua discografia conta com lançamentos desde 2012, ano em que apresentaram o single “Dance No More”, com a cantora Sue Cho, e o EP “Entrudo”, seguindo-se logo em 2013 o EP “Rave On”. A obra em disco integra também o álbum “Piñata”, editado em 2015, no qual colaboravam nomes como os de Agir, Riot ou Pongo Love. Depois foram lançados diversos singles digitais, entre os quais “Burra”, “El Tridente”, “Basketball”, “Welelele” e “Suruba”, editados em 2020. 

9º.) Sara Afonso – Contramão

Sara Anfonso canta desde que se lembra da sua própria existência. Entre aulas de piano e coros de igreja, a música começou a pautar o seu quotidiano. Atualmente, frequenta a Escola Superior de Música, dá aulas de voz e integra uma banda de covers.

No festival da canção podemos ouvi-la a cantar “Contramão”, de Filipe Melo

10º.) IAN – Mundo 

Ianina Khmelik apresenta-se no Festival da Canção como IAN. É violinista e atualmente toca na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Em 1995, ganhou o 2º prémio no concurso para jovens músicos de Moscovo.

Apresenta-se como amante de Stockhausen e da música contemporânea, já colaborou com várias personalidades do mundo pop e rock, tais como GNR e The Gift.  Em 2020 chegou o seu primeiro EP “Raivera”, com produção de Nuno Gonçalves (The Gift). 

A contagem decrescente para o Festival da Canção 2021 já começou. É na noite deste sábado que podemos ouvir os intérpretes apresentados, a partir das 21:05 na RTP.