Foi aprovada esta quinta-feira, pelo Conselho de Ministros, a resolução que cria um programa extraordinário de estágios na administração direta e indireta do Estado, a realizar durante o ano de 2021, destinada à carreira de técnico superior. Esta resolução dirige-se a jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego na Administração central e local.

O programa designado “EstágiAP XXI” compreende um total 500 vagas distribuídas por vários serviços da Administração Pública que serão definidos por portaria. Segundo Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, houve “particular cuidado” para que o procedimento de seleção dos candidatos fosse “célere e simplificado” e está planeado para que ocorra durante o mês de março, para que os estágios possam efetivamente começar já no mês de abril.

Previsto no Orçamento do Estado para 2021 e no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), o EstágiAP XXI visa “valorizar as qualificações e competências dos jovens licenciados”, de forma a promover a  “empregabilidade num contexto socioeconómico em que será necessário um excecional apoio à recuperação económica”.

Alexandra Leitão explica que esta oportunidade de estágios qualificados oferecida aos jovens tem também como objetivo “rejuvenescer a Administração Pública e atrair jovens para aquilo que são as funções públicas”.

Com uma duração máxima de nove meses, os estágios terão uma bolsa atribuída de 998,50 euros mensais – o valor correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior.

Artigo editado por Filipa Silva