O FC Porto regressa aos jogos da Primeira Liga esta segunda-feira com uma viagem até ao Funchal, para enfrentar a equipa do CS Marítimo, atualmente na última posição da tabela classificativa.

Na primeira volta, os “verde-rubros” surpreenderam e derrotaram o FC Porto por 2-3, no Estádio do Dragão, num jogo em que Nanu, reforço de verão dos “azuis e brancos”, marcou um golo decisivo ao serviço do Marítimo e o ponta-de-lança Rodrigo Pinho bisou. No lado dos portistas, Otávio e Pepe foram os marcadores de serviço, num jogo em que Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, assumiu que a derrota teve “culpa própria”.

As deslocações aos Barreiros tem colocado problemas aos “azuis e brancos”. Nos 48 jogos disputados entre as duas equipas na Madeira, o FC Porto saiu vencedor em apenas 22 ocasiões, sendo que os restantes 26 encontros resultaram em 14 empates e 12 derrotas para a equipa da Invicta.

Na antevisão ao jogo desta segunda-feira, o treinador dos “dragões”, Sérgio Conceição, destaca que “historicamente é difícil ir à Madeira”, mas que esse não é um fator importante para os seus jogadores. “Acham que o Evanilson, Taremi, Francisco ou Felipe Anderson vão pesquisar os resultados na Madeira em anos anteriores?”, refere o técnico portista, reforçando que “cada jogo tem a sua história” e que “a preparação do jogo não tem nada a ver” com o histórico das duas equipas.

Sérgio Conceição falou sobre a vitória sobre a Juventus, dizendo que “o jogo da Juventus foi importante, mas foi uma vitória isolada” e que a sua equipa não festeja “vitórias, mas sim títulos”. Após três empates consecutivos para o campeonato (Belenenses, Braga e Boavista), o treinador do FC Porto considera que “em termos emocionais, o grupo está consciente do momento e do que tem de fazer para que (o trajeto do campeonato) seja diferente”, numa altura em que os campeões nacionais encontram-se a 13 pontos do líder Sporting Clube de Portugal.

“Está tudo em cima da mesa”

Uma das diferenças mais visíveis relativamente ao encontro da 3ª jornada encontra-se no banco do Marítimo. À 8ª jornada e após duas vitórias, um empate e cinco derrotas, Lito Vidigal abandonou o comando técnico do conjunto insular por mútuo acordo. Milton Mendes, treinador da equipa de sub-23, foi a escolha de Carlos Pereira, presidente do Marítimo, para assumir o cargo de treinador principal.

Apesar da troca, a equipa insular não tem alcançado os resultados desejáveis e situa-se, neste momento, na última posição da tabela da Liga NOS. Com seis derrotas consecutivas, a equipa do Marítimo poderá voltar a trocar de treinador se os maus resultados permanecerem, como afirmou Milton Mendes após a derrota com o CD Tondela. “Está tudo em cima da mesa”, disse o técnico brasileiro sobre a sua potencial saída do Marítimo.

Um dos problemas da equipa insular tem sido a ineficácia ofensiva. Com seis golos marcados no seu estádio, o Marítimo tem o pior ataque a jogar em casa da competição. Já o FC Porto é a equipa que mais golos marca para o campeonato (43), sendo que Mehdi Taremi vai já com 4 jogos consecutivos a marcar.

Este encontro marca a primeira vez que Nanu defronta a sua antiga equipa, sendo que no plantel dos “azuis e brancos” existem mais dois jogadores com passagens pelo Marítimo: Pepe (2001/02 até 2003/04) e Moussa Marega (2014/15).

O jogo entre o Marítimo e o FC Porto tem início marcado para as 19h00.

Artigo editado por Filipa Silva