Naomi Osaka e Novak Djokovic confirmaram o favoritismo e conquistaram, este fim de semana, os troféus de campeões do Open da Austrália. A japonesa, de 23 anos , bateu Jennifer Brady, por 6-4 e 6-3, para conquistar o segundo Major em solo australiano, enquanto o sérvio de 33 anos chegou aos nove títulos no primeiro Grand Slam da temporada, depois de vencer Daniil Medvedev, por 7-5, 6-2 e 6-2.

Na final masculina, o favorito Djokovic derrotou um Medvedev ainda inexperiente nestes pergaminhos. Em pouco menos de duas horas, o número um mundial não deu grandes hipóteses ao russo que apenas na primeira partida conseguiu equilibrar o encontro. Ainda assim, o tenista de 25 anos, vai subir ao terceiro lugar da hierarquia mundial, novo máximo de carreira.

Com nove títulos no Open da Austrália, os últimos três de forma consecutiva, o sérvio reforça o seu estatuto como recordista de triunfos na prova no setor masculino e volta a aproximar-se de Federer e Rafael Nadal na lista de tenistas com mais Grand Slams no currículo. Aos 33 anos, Djokovic soma 18 Majors, menos dois que os restantes membros do Big Three. O líder do ranking preserva também o seu registo 100% vitorioso em meias-finais e finais em Melbourne.

Gostaria de agradecer a este court, gostaria de agradecer à Rod Laver Arena, adoro-vos a cada ano mais e mais – o romance continua”, disse Djokovic após a vitória. Para além disso, traçou um futuro promissor a Medvedev, ao afirmar que “é uma questão de tempo” até o russo ganhar o seu primeiro Grand Slam.

Na final feminina de sábado, a história foi semelhante e a número três da hierarquia mundial confirmou o seu favoritismo e as credenciais de campeã de múltiplos torneios do Grand Slam para levar a melhor sobre a norte-americana de 25 anos, a disputar a sua primeira final numa prova desta categoria. A qualidade de jogo ficou aquém das expectativas, mas Osaka mostrou-se sempre melhor ao longo do encontro, que ficou concluído em 1 hora e 17 minutos.

Esta é a segunda vez que a tenista nipónica vence o Open da Austrália – tinha-o feito em 2019 -, o que lhe permite chegar aos quatro Majors conquistados ainda numa fase precoce da sua carreira. Com este triunfo, Osaka sobe ainda ao segundo lugar do ranking e aumenta a sua série de vitórias consecutivas para 21.

Para além disso, aos 23 anos, está já no grupo restrito de quatro jogadoras em atividade com mais Grand Slams conquistados, juntamente com Kim Clijsters (também com quatro), Venus Williams (sete) e Serena Williams (23). A japonesa tornou-se também apenas no terceiro tenista a vencer as suas primeiras quatro finais em Majors, algo que só Monica Seles e Roger Federer tinham conseguido.

No seu discurso de vitória, Naomi Osaka enalteceu a presença do público nas bancadas e reconheceu que jogar um Grand Slam “é um super privilégio” atualmente. “Não joguei o meu último Grand Slam com fãs por isso ter esta energia significa imenso”, referiu.

Artigo editado por Filipa Silva