Miguel Monteiro bateu o recorde do mundo de lançamento de peso adaptado, este domingo. O atleta de 20 anos do Casa do Povo de Mangualde participava no Torneio de Preparação, que decorre juntamente com os Campeonatos de Portugal de Provas Combinadas em pista coberta, quando alcançou o feito.

O atleta competiu na categoria F40 (baixa estatura) do lançamento de 4 quilos e atingiu a marca dos 11,01 metros. O recorde anterior pertencia ao iraquiano Garrah Tnaiash  que conseguiu 10,88 metros, na Indonésia, em 2018, e ao russo Denis Gnezdilov, que atingiu a marca no Dubai, em 2019.

Ao JPN, o lançador mostrou-se tranquilo com o alcance do recorde mundial: “Eu e o meu treinador trabalhamos arduamente para sempre sermos melhores. Procuramos sempre o nosso desenvolvimento e esta marca surgiu naturalmente. Nada muda por eu ser o número um mundial.”

As perspetivas paralímpicas pessoais são as mesmas de sempre – “que eu me sinta bem com a modalidade e tente ser sempre melhor”. Miguel Monteiro prevê bons Jogos de Tóquio à restante comitiva portuguesa, porque “é pessoal empenhado e motivado por representar bem o nosso país”.

Miguel Monteiro tornou-se ainda, graças a esta proeza, o novo campeão nacional de quatro quilos na categoria F40.

Artigo editado por Filipa Silva.