Da Póvoa de Varzim a Vale de Cambra, todos os municípios da Área Metropolitana do Porto têm vindo a preparar-se para apoiar as autoridades de saúde nesta primeira fase de vacinação. Aos poucos, as primeiras vacinas contra a COVID-19 são administradas nos cidadãos com 80 ou mais anos, ou de idade igual ou superior a 50 anos que tenham determinadas patologias associadas com a ajuda das autarquias.

O JPN fez uma ronda pelos 17 municípios da AMP para saber onde estão a vacinar. Escolas, pavilhões desportivos, cineteatros e juntas de freguesia são alguns dos locais a serem aproveitados para alargar a rede de vacinação à população.

Município de Arouca Imagem: Ana Matos

Arouca

Na Área Metropolitana do Porto, dada a variação da dimensão populacional, nem todos os concelhos criaram centros específicos de vacinação.

Como é o caso de Arouca, em que o arranque da vacinação aconteceu no sábado, dia 20, no centro de saúde local. 

Município de Espinho Imagem: Ana Matos

Espinho

No concelho de Espinho, o plano de vacinação, para já, passa unicamente pelos centros de saúde

Assim, desde dia 4 de fevereiro, os vários centros de saúde locais estão a inocular os maiores de 80 anos e as pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades associadas. Recorde-se que estes são os grupos prioritários para a primeira fase de vacinação, juntamente com os profissionais de saúde e dos lares, utentes de lares e forças de segurança. 

Paralelamente, nos dias 11 e 12 de fevereiro, ocorreu a vacinação dedicada aos Bombeiros Voluntários de Espinho, numa infraestrutura montada no centro de saúde do município.

Município de Gondomar Imagem: Ana Matos

Gondomar

Com um centro de vacinação montado no Pavilhão Multiusos, foi a 5 de fevereiro que se iniciou a vacinação dos 13 mil gondomarenses de grupos prioritários previstos para esta fase. 

Este processo começou com três mesas de vacinação que, segundo comunicado da Câmara Municipal de Gondomar, tinham capacidade para vacinar 250 pessoas por dia – um número que se espera que duplique, com o término da vacinação nos lares de idosos, que permite a montagem de mais cinco mesas já esta semana. 

Os utentes que não se podem deslocar ao centro por meios próprios têm transporte de carrinha assegurado por uma parceria da Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia. 

Município da Maia Imagem: Ana Matos

Maia

O concelho da Maia foi um dos municípios que decidiu avançar com um centro dedicado à vacinação contra a COVID-19. A estrutura está localizada na Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, em Gemunde. 

Apesar de estar operacional desde o dia 8 de fevereiro, o centro só começou a funcionar esta segunda-feira (22), por falta de vacinas disponíveis

O centro resulta de uma parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo. No interior do espaço, estão montadas seis salas de enfermagem, três salas de recobro e as pessoas com mobilidade reduzida podem aceder ao espaço através de um elevador. 

Município de Matosinhos Imagem: Ana Matos

Matosinhos

Em Matosinhos, 1.551 pessoas foram chamadas para a primeira fase e, é no Centro de Vacinação de Matosinhos, a funcionar na Avenida Dom Afonso Henriques que tudo começa. 

Durante esta quinta (18) e sexta-feira (19), a Unidade Local de Saúde de Matosinhos administrou a primeira dose em 528 pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e patologias associadas, durante quinta e sexta-feira. 

No sábado, foi a vez de 1.023 matosinhenses com 80 ou mais anos visitarem o espaço de Consulta Externa do Hospital Pedro Hispano para serem vacinados. A decisão de vacinar os idosos no hospital deve-se às condições de acessibilidade e segurança, tendo em conta o “elevado número de inoculações”. 

Município de Oliveira de Azeméis Imagem: Ana Matos

Oliveira de Azeméis 

Ainda sem um centro de vacinação – que, segundo a Câmara Municipal, está para breve -, Oliveira de Azeméis começou a administração da vacina na população abrangida pela primeira fase na semana passada

Município de Paredes Imagem: Ana Matos

Paredes

No concelho de Paredes, a vacinação começou na terça-feira de Carnaval no Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II Vale do Sousa Sul

O  agrupamento contava vacinar, até ao dia 19 de fevereiro, cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos provenientes dos concelhos de Paredes e Penafiel e, ainda, 90 pessoas com mais de 50 anos e com patologias associadas residentes nos dois concelhos. 

A partir de março a vacinação passa a ser realizada no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

Município do Porto Imagem: Ana Matos

Porto

A vacinação, que arrancou no dia 4 de fevereiro, limita-se, por agora, ao Agrupamento de Centros de Saúde Porto Oriental, onde a Escola António Aroso está a servir como centro de vacinação. Esta segunda-feira, o presidente da autarquia esclareceu que na Sé o mesmo vai acontecer à Escola do Sol, estando o município a discutir com as juntas de freguesia outras possibilidades.

Contudo, este município está preparado para vacinar em grande escala.

Além do já apresentado o centro de vacinação drive-thru no Queimódromo, com capacidade para inocular duas mil pessoas por dia, estão a ser projetados mais dois locais – um em São Roque, no antigo parque de recolha da STCP e outro nos Jardins do Palácio de Cristal.

Segundo Rui Moreira, o drive-thru no Queimódromo está pronto a funcionar. “Precisamos de vacinas”, frisou o autarca na apresentação do espaço. 

Município da Póvoa de Varzim Imagem: Ana Matos

Póvoa de Varzim

No concelho da Póvoa de Varzim, a vacinação está a decorrer desde o dia 4 de fevereiro no Centro ocupacional de Aver-O-Mar. O espaço foi cedido pela autarquia ao Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que prevê vacinar, na primeira fase, cerca de 13 mil pessoas.

Município de Santa Maria da Feira Imagem: Ana Matos

Santa Maria da Feira

O concelho de Santa Maria da Feira começou, esta quarta-feira (17),  a vacinar os grupos prioritários, no Cineteatro António Lamoso. Local onde, no dia 13 de fevereiro, foram vacinados os Bombeiros Voluntários.

O centro funciona entre as 09h00 e as 20h00, com marcação prévia. Quem quiser pode ainda utilizar o parque de estacionamento exclusivo situado junto ao local de vacinação. 

Para esta fase, está prevista a  vacinação de 17 mil pessoas, 874 das quais já foram inoculadas até ao final da semana passada e a Câmara Municipal prevê mais 2 mil para esta semana. Até agora, o ritmo de vacinação reside nos 330 feirenses por dia.

Município de Santo Tirso Imagem: Ana Matos

Santo Tirso

De acordo com o site da Câmara Municipal de Santo Tirso, foi instalado um centro de vacinação na Fábrica de Santo Thyrso. A vacinação teve início no dia 15 deste mês. A região pretende vacinar a população com mais de 80 anos e pessoas com 50 anos e patologias associadas. Até ao final de abril, devem ser vacinados 8 mil utentes.

O centro de Santo Tirso conta com cinco gabinetes de vacinação, um gabinete de enfermagem e um gabinete de emergência. A equipa é composta por dez profissionais de saúde e três colaboradores da câmara municipal. O espaço está aberto de segunda a sexta, mediante as necessidades.

Município de São João da Madeira Imagem: Ana Matos

São João da Madeira

Segundo uma publicação nas redes sociais da Câmara Municipal de São João da Madeira, iniciou-se, no Agrupamento de Centros de Saúde da região, a vacinação dos profissionais de saúde. Também os elementos dos corpos de bombeiros voluntários de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 no Centro de Saúde sanjoanense. Esta semana, começou a vacinação de pessoas com idade superior a 80 anos

De acordo com a Câmara Municipal, foi inaugurado, esta segunda-feira (22), um centro de vacinação na Oliva Creative Factory.

Município da Trofa Imagem: Ana Matos

Trofa

Na Trofa, a inoculação de utentes iniciou-se nesta sexta-feira (19). O centro de vacinação contra a covid-19 foi montado no Pavilhão Desportivo da EB2/3 Professor Napoleão Sousa Marques. Os primeiros a vacinar são os maiores de 80 anos, pessoas com idade superior a 50 anos com doenças associadas e profissionais de socorro e segurança. Calcula-se que sejam vacinados 4 mil utentes

A equipa de vacinação é constituída por 14 profissionais de saúde. O centro vai funcionar de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00. 

Município de Vale de Cambra Imagem: Ana Matos

Vale de Cambra 

Tal como em outros municípios, Vale de Cambra ainda não tem um centro de vacinação, sendo que os seus habitantes estão a ser encaminhados para São João da Madeira. De acordo com fonte oficial da Câmara Municipal, ouvida pelo JPN, estão a ser acordados os últimos detalhes e um centro vai estar pronto ainda esta semana. Contudo, a vacinação dos lares já foi realizada.

Município de Valongo Imagem: Ana Matos

Valongo

Terminada a vacinação nos lares de idosos, começou na quarta-feira (17) a administração da primeira dose na população abrangida nesta fase. 

Também este município fornece apoio ao nível do transporte, através de uma rede que inclui os bombeiros de Valongo e Ermesinde, bem como os taxistas da área.

Município de Vila do Conde Imagem: Ana Matos

Vila do Conde

Segundo Luís Castro, delegado de saúde coordenador de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no município, a vacinação da população dos lares e cuidados de saúde continuados, assim como os profissionais de saúde, está praticamente terminada. 

Entretanto, já foi instalado um centro de vacinação na USF de Modivas, pronto para começar a funcionar a partir desta terça-feira.

Município de Vila Nova de Gaia Imagem: Ana Matos

Vila Nova de Gaia

Em Vila Nova de Gaia, cerca de 5 mil pessoas foram chamadas para a primeira fase de vacinação, no centro montado no Pavilhão das Pedras.

O arranque, previsto para a primeira semana de fevereiro, deu-se no dia 4. 

 

 

 

 

Artigo editado por Filipa Silva