O Hard Rock Cafe Porto fez nascer o “Hard Rock Streaming Sessions” e começou a transmitir concertos online através do Facebook, Instagram e Youtube. 

O objetivo principal é angariar fundos para bandas e os seus respetivos técnicos. Segundo Nuno Teixeira, coordenador de Marketing do Hard Rock Cafe Porto, “todas as bandas que lá tocarem, mais os técnicos que as acompanhem, vão receber donativos. As pessoas são convidadas a fazê-lo através do Paypal e do MBWay e esses fundos revertem totalmente para eles”.

Mais do que angariar fundos, o evento é também uma forma de entreter o público-alvo do Hard Rock Cafe Porto em altura de confinamento. A iniciativa não tem data para terminar e o agendamento está a ser feito tendo em conta a evolução pandémica do país e a renovação do estado de emergência e do confinamento. 

Depois de apelarem a adesão da das bandas locais à iniciativa e de receberem várias inscrições, o mês de fevereiro já tem todos os concertos agendados. A iniciativa chamou a atenção do Hard Rock Internacional e, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o concerto da banda Sollar vai ser transmitido às 21h para todos os cantos do mundo. O concerto está integrado nas atuações do Hard Rock Internacional agendadas para esse dia.  

Em entrevista ao JPN, a vocalista da banda Sollar, Mariana Azevedo, confessa estar muito feliz com o convite: “Como frontwoman da banda, fico muito contente por termos sido convidados para esta data em específico. Acho que foi uma boa ideia convidarem uma banda que tenha algum elemento feminino. Para mim, faz todo o sentido.”

A comemoração do Dia Internacional da Mulher é um marco importante pela sua representatividade e a vocalista da banda portuguesa de rock reforça o simbolismo do dia: “Ao longo dos anos, houve sempre muitas manifestações, por parte das mulheres, para obtermos esta igualdade de género. É uma data muito importante porque estamos a comemorar os direitos que fomos ganhando ao longo destes anos”, disse a vocalista.

Mariana Azevedo relembra ainda que a luta persiste e ainda há muito para conquistar: “Mais do que desejar um feliz dia para todas as mulheres, quero que todos colaboremos para que seja um mundo mais seguro e menos machista para todas nós”, afirma.

A vocalista dos Sollar confessa estar muito grata por terem escolhido a banda para atuar e “terem visto potencial na nossa música e no nosso projeto”. Mariana Azevedo elogiou ainda a iniciativa do Hard Rock Cafe Porto e disse que “é uma forma de não deixarmos a música morrer.”

Numa altura em que o setor da cultura reclama a falta de apoios por parte do Governo e os profissionais da área estão impossibilitados de trabalhar, esta é uma forma de promover a atividade. A vocalista dos Sollar refere que a iniciativa  “é excelente porque é uma forma de os músicos continuarem a tocar, de os técnicos continuarem a trabalhar e dos espaços continuarem, também, de alguma forma, ativos.

Apesar de o público ser virtual, Mariana Azevedo afirma que a banda está entusiasmada por voltar a palco:  “Nós queremos é tocar e fazer esta partilha de energia e de música com os ouvintes e nós sabemos que eles estão do outro lado, em casa, a ver.”

A banda, formada em 2016 por um conjunto de músicos experientes no panorama do underground português, vai atuar no dia 8 de março. A atuação vai ser transmitida no Facebook, Instagram e Youtube do Hard Rock.

Os primeiros dois concertos da Hard Rock Streaming Sessions chegaram às 5.000 e 3.000 visualizações, respetivamente, e já foram angariadas duas centenas de euros.  Apesar da quantia não ser muito alta, o balanço feito pelo coordenador de Marketing do Hard Rock Café Porto é positivo: “Estamos a ativar um produto diferente, que a comunidade local está a aderir e é para continuar. Enquanto houver o confinamento, será para continuar”, afirma ao JPN.

Artigo editado por Filipa Silva