No Porto, segundo o último estudo da Fundação Ellen MacArthur, 14 mil toneladas de comida são desperdiçadas todos os anos. Mas há quem queira ser parte ativa no combate ao desperdício alimentar. Na Invicta, 445 estabelecimentos e mais de 144 mil portuenses já aderiram à app Too Good To Go para terem acesso a refeições de qualidade a preços mais baratos. Estabelecimentos e consumidores já salvaram mais de 64 mil refeições.

Mas como é que estão a ser salvas as refeições? Madalena Rugeroni, country manager e líder da aplicação em Portugal e Espanha, explica ao JPN. “Através da instalação da app [gratuita para IOS e Android] Too Good To Go é possível fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos tendo em conta a localização pretendida pelo utilizador. De seguida, escolhe-se a Magic Box”.

O estabelecimento escolhido cria uma “caixa surpresa” com a comida que não foi vendida no final de cada turno ou horário de expediente. O utilizador não sabe qual o conteúdo da caixa, pois é “difícil prever com exatidão que comida é que vai sobrar em cada estabelecimento – seria mais fácil prevenir o desperdício se assim o fosse,” explica Madalena. Por outro lado, se a venda se baseasse no que consta do menu, “o estabelecimento seria motivado, eventualmente, a produzir mais comida, e nesse caso não estaríamos a combater o desperdício alimentar”. A recolha do pedido é feita no estabelecimento escolhido.

Mas não são só os consumidores que beneficiam da app. “Também para os estabelecimentos a nossa plataforma surge como um parceiro ágil e eficaz, que lhes permite dar uma segunda oportunidade a produtos alimentares em ótimas condições de consumo, canalizando-os para um novo marketplace online com novos potenciais clientes”, esclarece Madalena Rugeroni.

Apesar da pandemia, a adesão no Porto é positiva

A aplicação está na cidade do Porto desde fevereiro do ano passado e Madalena Rugeroni considera que os números, tanto de utilizadores, como de estabelecimentos aderentes “seguem a tendência positiva” que a empresa verifica nas restantes regiões onde já atua (Lisboa, Almada, Coimbra, Braga, Guimarães, Viseu, Aveiro, Leiria, Setúbal, região do Algarve, Açores e Madeira).

Embora a pandemia tenha alterado os padrões de consumo na restauração e levado a uma diminuição no crescimento da adesão de estabelecimentos face a um período sem pandemia, Madalena diz que no início da pandemia a empresa sentiu uma diferença maior. Agora, com novos moldes de funcionamento da restauração e analisando a adesão dos portuenses à plataforma, a empresa está confiante “na vontade e motivação que todos demonstram em terem uma participação e um papel mais ativo nesta missão”.

Apesar de se verificar uma diminuição do desperdício alimentar devido à redução das refeições servidas e confecionadas, a responsável lembra que “continua a existir desperdício alimentar, pelas mesmas razões que o mesmo ocorria antes da pandemia, ou seja, excedente que não é vendido no horário normal e que está em ótima condições para consumo”.

Proximidade com quem precisa da solução

Para o futuro, a empresa procura “tanto para o Porto como para todo o território nacional” estar cada vez mais próxima “de quem precisa da solução – abrangendo cada vez mais diversidade de estabelecimentos. Para além disso, pretende “estar cada vez mais próximos de produtores” algo, aliás, que já começou a ser feito no início de 2021.

À semelhança da campanha lançada em 2020 em parceria com a marca BEL que visava a alteração de rótulos de validade, apelando aos sentidos dos consumidores, no caso do rótulo ‘consumir de preferência antes de’, a empresa quer continuar a apostar em campanhas de sensibilização. “O nosso foco é sensibilizar cada vez mais pessoas e parceiros para a importância da luta contra o desperdício alimentar e as suas consequências ambientais. Levar a nossa aplicação, uma solução simples, acessível e tangível a cada vez mais pessoas, estabelecimentos e regiões de Portugal”, remata Madalena Rugeroni.

A Too Good To Go está em Portugal desde 29 de outubro de 2019 e conta com mais de 600 mil utilizadores, cerca de 2.400 parceiros (cafés, restaurantes, supermercados, padarias) e já foram salvas quase 425 mil refeições, o que corresponde a quase 1 milhão de toneladas de CO2, que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições tivessem sido desperdiçadas, estima a empresa.

Artigo editado por Filipa Silva