A Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (ALUMNIFFUP) pretende ser uma plataforma intergeracional, de partilha e contacto entre as várias áreas de conhecimento da FFUP. A presidente da Comissão Instaladora da ALUMNIFFUP, Sónia Queirós, explica, em declarações ao JPN, que um dos grande objetivos é contribuir para uma “constante evolução da profissão e do ensino das ciências farmacêuticas em Portugal” num contexto de articulação e diálogo entre a faculdade e o mercado de trabalho.

A ideia para a criação de uma associação de antigos estudantes já existia há uma década. A celebração dos 100 anos da FFUP foi o mote e o impulso que faltava para a concretização do projeto, que assenta no trabalho de voluntariado dos antigos alunos.

“Achamos que a ALUMNIFFUP pode ser um ponto agregador que potencia a inovação, a empregabilidade, o surgimento de novas valências na área profissional, a adaptação dos currículos às necessidades tanto da sociedade, como das empresas como também da saúde das pessoas”, refere Sónia Queirós ao JPN.

Embora seja uma associação de antigos estudantes, os seus membros têm os olhos voltados para o futuro e pretendem identificar e solucionar eventuais problemas no ensino das ciências farmacêuticas. Sónia Queirós aponta a necessidade de “potenciar cada vez mais as parcerias das universidades com as empresas” de modo a permitir o desenvolvimento científico e profissional.

O intercâmbio entre os alunos que concluíram os estudos na FFUP e os novos alunos vai permitir demonstrar “a abrangência das ciências farmacêuticas”. A presidente da Comissão Instaladora da ALUMNIFFUP explica que a formação vai muito para além da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, dando como exemplo “antigos alunos que exercem atividades ligadas à qualidade das águas, ambiente e área da química com vista ao setor têxtil”.

A inscrição na associação é aberta a todos os alunos com grau académico obtido na FFUP, incluindo doutoramentos e mestrados, que sejam ministrados na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A inscrição pode ser feita na página de Facebook da ALUMNIFFUP.

Até ao ato eleitoral, que vai decorrer em julho de 2021, a Associação será gerida pela Comissão Instaladora constituída por Domingos Ferreira, Sónia Queirós, Luís Miguel Lourenço, Luís Rocha e Marcos Alves Teixeira.

Artigo editado por Filipa Silva