Os concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual de 2021, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) abriram esta quarta-feira. Os 28 programas contam com 22,2 milhões de euros em 2021 e reforços de verbas para apoio a escrita, desenvolvimento de projetos e primeiras obras.

Entre os 28 concursos abertos, o maior apoio de 2021 vai para o setor do cinema, totalizando 12,3 milhões de euros. Segundo o ICA, as prioridades estabelecidas consideram as sugestões dos agentes dos setores envolvidos e os recursos financeiros existentes. O Instituto destacou priorizar as áreas do programa de apoio definidas em 2020.

Em 2021, os reforços de montantes em destaque são para os programas: Escrita e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais (mais 130.000 euros do que em 2020), à Distribuição de Obras Menos Difundidas (mais 125.000 euros do que em 2020), Produção de Primeiras Obras de Longa Metragem (mais 750.000 euros do que em 2020), Escrita e Desenvolvimento de Obras Cinematográficas (mais 80.000 euros do que em 2020).

O decréscimo de verba decorreu para as áreas de divulgação e promoção tem por base os resultados das bilheterias, visto que em virtude da situação pandémica a exibição de filmes nas salas de cinemas foi diretamente prejudicada. A previsível restrição dos festivais, pelo menos no primeiro semestre de 2021, também foi decisiva para a distribuição dos apoios para os programas.

Este ano foram disponibilizados um montante de um milhão de euros para o projeto, que vai marcar a reabertura do programa de apoio de um longa metragem de animação.

Conforme a página oficial do ICA, os concursos de 2021 destacam a abertura de apoio a ações de formação destinadas ao público infantil e juvenil, como também estão incluídos protocolos de coprodução internacional com França, Itália e Luxemburgo, em investimentos de 880 mil euros.

As datas de abertura dos concursos são todas de 24 de fevereiro, no entanto as datas de fecho das candidaturas variam entre março e dezembro de 2021, de acordo com cada programa e subprograma. No entanto, todas as apresentações de candidaturas devem ser realizadas até às 12 horas do último dia do prazo indicado no calendário dos concursos.

Podem candidatar-se aos programas de apoio financeiro, pessoas singulares ou coletivas e empresas cinematográficas e/ou audiovisual. Para aqueles que não estão registrados no Registo das Empresas Cinematográficas e Audiovisuais mantido pelo ICA, é necessário o preenchimento de formulário próprio na página do ICA.

As candidaturas aos concursos são realizadas por via eletrónica, mediante o preenchimento e entrega dos formulários para a candidatura a cada programa e subprograma disponíveis no site oficial do ICA. As candidaturas que forem admitidas são analisadas e avaliadas por um júri. A partir da seleção e divulgação dos classificados, esses possuem um prazo de 10 dias para se pronunciarem conforme termos e condições definidos.

Artigo editado por Filipa Silva