Boas e más notícias para o atletismo nacional. Patrícia Mamona conseguiu esta quarta feira a qualificação em triplo salto para o Europeu de pista coberta ao alcançar o segundo lugar em Madrid. A atleta lisboeta do Sporting fez 14,21 metros, resultado que a fez subir até ao terceiro lugar do ranking europeu e sétimo mundial.

Por outro lado, no salto em comprimento, Evelise Veiga falhou a presença na Polónia ao ficar a 41 centímetros da marca exigida para apuramento. Apesar do resultado desapontante em Belgrado, a também sportinguista tem mínimos olímpicos conquistados no ano anterior e vai competir em Tóquio.

Em declarações à Agência Lusa, Patrícia Mamona mostrou-se satisfeita pelo objetivo principal conquistado. “Estou muito contente por ter conseguido confirmar a minha ida ao Europeus. O mais importante era garantir a minha qualificação”.

Noutros resultados, Portugal conseguiu apurar mais atletas em Espanha e na Sérvia. Cátia Azevedo foi quinta nos 400 metros, ao obter 54,32 segundos. A última etapa do World Athletics Indoor Tour Gold em Madrid também correu de feição a Carlos Nascimento, quarto na final dos 60 metros com 6,63, o que iguala o seu recorde pessoal de 2016.

Com estes resultados, Portugal já não vai igualar o recorde de atletas (18) da campanha de Viena, em 2002.

Artigo editado por Filipa Silva