Portugal será pela primeira vez organizador de um torneio de badminton sub17. A Badminton Europe comunicou à Federação Portuguesa de Badminton (FPB) esta semana que de 26 a 28 de novembro, o CAR Badminton das Caldas da Rainha será palco da competição.

Em comunicado, a FPB reagiu com agrado à atribuição do campeonato: “Há já algum tempo que a FPB estudava a hipótese de avançar com mais uma organização deste nível e conseguiu reunir as condições para que finalmente acontecesse“, disse a Federação.

A instituição afirmou fornecer assim “mais uma competição internacional” aos atletas do escalão de sub17. “Terão a oportunidade de competir com alguns dos melhores atletas europeus da sua faixa etária, o que se irá constituir como um novo e importante estímulo competitivo”, realçou a FPB.

Ao JPN, Diogo Silva, treinador da modalidade no escalão de sub-17, reiterou a felicidade em organizar um torneio mesmo em situação de pandemia: “Estamos muito satisfeitos pela organização, já era algo que procurávamos há bastante tempo“.

O treinador destacou que uma prova internacional “contribui imenso para o desenvolvimento da formação de talentos no nosso desporto“. “Não estamos preocupados com a pandemia porque ainda falta muito tempo até ao torneio e a FPB já deu provas de que organiza bem em contexto COVID-19”,

Diogo Silva não traça metas concretas e espera apenas que “os atletas deem o seu melhor”, embora não esconde a ambição de ver Portugal “chegar a uma meia final ou final”.

Portugal será anfitrião pela primeira vez de um torneio de badminton de sub17. O primeiro U17 Portugal Open 2021 será de 26 a 28 de Novembro.

Artigo editado por Filipa Silva