A tarefa adivinhava-se difícil para os clubes portugueses à partida para os encontros da segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga, depois dos resultados da semana passada, e o desfecho acabou mesmo por ser o menos desejado. Esta quinta-feira, o Sport Lisboa e Benfica perdeu por 3-2 na deslocação a Atenas, na Grécia, a casa emprestada do Arsenal. Por sua vez, o Sporting Clube de Braga voltou a ser vergado pela AS Roma de Paulo Fonseca, por 3-1, na visita a Itália. Os dois resultados ditaram a eliminação das equipas nacionais.

Ainda deu para sonhar

À imagem do que tinha feito na primeira mão, Jorge Jesus, treinador dos “encarnados”, voltou a apostar nos três centrais para tentar conter o maior poderio ofensivo dos ingleses. Mais eficazes na circulação de bola, ainda que sempre a procurar não correr riscos que deixassem a equipa exposta atrás, a primeira parte mostrou um SL Benfica mais capaz em relação ao jogo anterior.

No entanto, a sociedade entre Bukayo Saka, sempre esclarecido no último passe, e Aubameyang, repleto de classe na finalização, foi suficiente para colocar o Arsenal em vantagem aos 21 minutos. Mesmo que as oportunidades de golo fossem escassas, as “águias” mantiveram-se fiéis à estratégia e acabaram por se servir de um livre direto, excecionalmente batido por Diogo Gonçalves, para levar a eliminatória empatada para o intervalo.

A segunda parte continuou sem grandes aproximações de perigo à baliza e foi já depois da primeira vaga de substituições em ambas as equipas ter acontecido que o SL Benfica se colocou na pole position para passar à próxima fase da prova. Rafa leu as intenções de Ceballos – o mau atraso de cabeça também ajudou – e depois de passar por Bernd Leno, guardião do Arsenal, empurrou a bola para dentro da baliza adversária deserta.

A necessitar de dois golos para não ser eliminado, o gigante de Londres aumentou o ritmo e não demorou a ganhar novo alento na eliminatória. Willian, entrado na segunda parte, combinou com o lateral Kieran Tierney que, num excelente remate, empatou o encontro a duas bolas, quando faltavam mais de 20 minutos para o apito final.

Numa fase em que o Arsenal revelava cada vez mais dificuldades para furar a defensiva benfiquista, voltaram a aparecer os dois do costume para virar de novo a eliminatória e colocar mais uma nuvem negra sob a época “encarnada”. Saka cruzou e Aubameyang, nas costas de Lucas Veríssimo, fez o 3-2 final a três minutos dos 90.

Visivelmente frustrado no final do encontro, Jorge Jesus afirmou que o SL Benfica fez “um excelente jogo contra uma grande equipa”. O técnico reconheceu que a sua formação está “numa crise de resultados” e que num momento em que “está a tirar a cabeça para fora, já corre mais, está mais competitiva”, esta partida poderia ter dado uma injeção de confiança ao plantel.

Modo gestão da AS Roma suficiente para conter o SC Braga

Apesar de ter reconhecido na conferência de antevisão as possibilidades da sua formação dar a volta à eliminatória, as alterações promovidas no onze inicial por Carlos Carvalhal, técnico dos “guerreiros”, deram de imediato o sinal de que o SC Braga não depositava grandes esperanças neste encontro e preferiu poupar algumas das suas principais peças para o muito que ainda há por lutar nas competições internas.

Apesar das oportunidades, o SC Braga pecou na finalização na visita a Roma.

Apesar das oportunidades, o SC Braga pecou na finalização na visita a Roma. Foto: SC Braga/Facebook

O guarda-redes Matheus, os médios Al Musrati e Fransérgio, bem como Ricardo Horta começaram no banco e foi de lá que viram a AS Roma sentenciar, aos 23 minutos, a eliminatória, depois do avançado Dzeko aproveitar a recarga a uma bola ao poste de El Shaarawy. Com a formação italiana pouco interessada em aumentar o ritmo de jogo, foram os bracarenses que assumiram a batuta até ao intervalo, mas a eficácia na finalização nunca apareceu.

A segunda parte trouxe para o campo duas equipas já resignadas com o desfecho da eliminatória e o ritmo de gestão da AS Roma sobrepôs-se a qualquer esforço do SC Braga para fazer perigar a vantagem confortável da equipa da casa. A entrada dos habituais titulares ainda melhorou a formação portuguesa, mas Carles Pérez resfriou os ânimos ao fazer o 2-0, aos 74 minutos. Até final, houve ainda tempo para o golo de honra dos “guerreiros”, através de um autogolo de Bryan Cristante, e de Borja Mayoral fechar o resultado em 3-1, já nos descontos.

No final do encontro, Carlos Carvalhal considerou que os seu jogadores foram “bravos” e “ nunca viraram a cara à luta”. Deu ainda os parabéns à AS Roma, “uma super-equipa” e “potencial candidata a vencer a Liga Europa”. Já Paulo Fonseca, treinador da formação romana, disse que a sua equipa acabou por “vencer bem nos dois jogos” e caracterizou o SC Braga como uma “equipa corajosa, que joga bom futebol”. Sobre as perspetivas para o resto da competição, o técnico português referiu que o objetivo passa por “avançar o mais possível na competição”.

Com estes resultados, Portugal fica sem representantes nos oitavos de final da Liga Europa pela segunda temporada consecutiva.

Slavia Praga e Young Boys surpreendem

Nos restantes jogos desta quinta-feira, destaque para a eliminação do Hoffenheim frente ao Molde, por 2-0, num jogo em que acumulou 27 remates contra apenas três dos noruegueses e 74% de posse de bola. A primeira mão tinha acabado com um empate a 3 bolas que dava vantagem aos alemães.

O Slavia Praga, da Républica Checa, e o Young Boys, da Suíça, protagonizaram as outras surpresas do dia ao afastarem os favoritos Leicester e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já os espanhóis do Granada conseguiram segurar a vantagem da primeira mão para eliminar o Nápoles, onde atua o português Mário Rui.

Para os oitavos de final estão assim qualificados o Tottenham de José Mourinho, o Shakthar Donetsk de Luís Castro, a AS Roma de Paulo Fonseca e o Olympiacos de Pedro Martins, bem como Ajax, Molde, Rangers, Granada, Villareal, Arsenal, AC Milan, Manchester United, Dínamo Zagreb, Dínamo Kiev, Young Boys e Slavia Praga.

O sorteio da próxima fase da competição está marcado hoje, às 12 horas. Os jogos da primeira mão estão agendados para 11 de março, enquanto as segunda mãos vão ter lugar a 18 de março.