O PsiCA, Serviço de Apoio Psicológico e Integração do Pólo do Campo Alegre, da Universidade do Porto, organiza um workshop sobre prevenção da ansiedade e depressão para estudantes do ensino superior, com duas edições: a primeira decorre esta segunda e terça-feira, a segunda está agendada para os dias 8 e 9 de março. As sessões arrancam pelas 18h00, duram 1h30 e vão decorrer online, através de uma plataforma de videoconferências.

Ao JPN, a psicóloga do PsiCA, Sílvia João, explica que estes eventos têm como objetivo “sensibilizar e divulgar o conhecimento através do autoconhecimento dos próprios estudantes e, acima de tudo, permitir que os estudantes possam identificar esses sinais de estados depressivos ou de ansiedade quer neles, quer nos outros, como nos amigos ou na família e saber onde recorrer, isto é, que recursos é que existem quer na comunidade da Universidade do Porto, quer na comunidade em geral”.

Estes workshops foram pensados numa forma “mais ativa” e mais “prática”, onde o participante é ouvido “através de perguntas e dinâmicas de grupos e exercícios de relaxamento, de expressão-emocional, que permitem que os estudantes possam entrar em contacto com as suas emoções e possam perceber melhor o que é isto de sinais de ansiedade e depressão e o que a intervenção psicológica pode fazer para ajudar os estudantes a lidar com esses sintomas”, refere Sílvia João ao JPN.

Estas sessões não estão abertas a toda a comunidade académica – estão, aliás, já esgotadas – podendo apenas ipar os estudantes do polo do Campo Alegre – servido pelo PsiCA -, que alberga as faculdades de Arquitetura (FAUP), Ciências (FCUP), Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Letras (FLUP).

Num contexto pandémico onde a saúde mental é um dos temas de maior destaque, Sílvia João revela que “os estudantes estão muito ávidos deste tipo de resposta” e acrescenta que continua a ser “muito importante nesta fase haver espaço para falar destas questões”.

Sílvia João ainda aponta que a comunidade académica precisa de mais ações deste género: “é importante haver mais, mais espaço de workshop, mais espaço de intervenção psicológica”.

No que toca à Universidade do Porto, a instituição de ensino superior está a trabalhar, nos últimos anos, para aumentar o número de gabinetes de psicologia, segundo revela Sílvia João, acrescentando que “embora tenha havido um enorme esforço nesse sentido nos últimos dois/três anos, não é demais, pelo contrário”.

E é neste aumento do número de gabinetes de psicologia que surge o PsiCA. Este serviço de apoio psicológico e integração, criado em outubro de 2019, é uma resposta à falta de um gabinete de psicologia para as quatro faculdades situadas na zona do Campo Alegre.

Para a psicóloga deste serviço, o PsiCA e estes workshops são “um espaço” onde os estudantes podem “falar das angústias, medos” e “reencontrar a esperança”, porque, sublinha a profissional, é papel dos psicólogos criarem um espaço de reflexão, partilha e descoberta “para os estudantes continuarem a lutar, continuarem a fazer o curso e a continuarem a investir nos amigos e integrarem-se socialmente”, concluiu.

As incrições eram limitadas e encontram-se já esgotadas para as duas edições do workshop.

Artigo editado por Filipa Silva