O primeiro momento do Festival Internacional de Cinema de Berlim arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até sexta-feira. O Berlinale apresenta encontros virtuais entre profissionais do Cinema, ao longo desta semana.

Denominado de “Evento de Indústria”, a primeira parte do festival exibe os filmes em competição à imprensa, aos distribuidores, aos agentes de vendas e aos exibidores. Todas estas sessões realizam-se online.

A programação conta com várias produções e co-produções portuguesas. “Luz de Presença”, de Diogo Costa Amaral, “No táxi de Jack”, de Susana Nobre, são duas das produções nacionais que marcam presença no festival.

No que concerne aos prémios, os resultados da Competition e das categorias Berlinale Shorts, Encounters e Generation serão anunciados no primeiro momento do festival, através de um vídeo. A entrega dos prémios insere-se na segunda fase do festival, referida como o “Especial de verão”.

De 9 a 20 de junho, arranca um especial que vai permitir ao público a visualização dos filmes selecionados em diversas salas de cinema. A esperança de uma pandemia sob controlo dá força ao desejo do Berlinale regressar às salas de cinema ainda este ano.

Em fevereiro de 2020, o Festival Internacional de Cinema de Berlim ainda conseguiu realizar a programação nos moldes tradicionais, mas, este ano, o festival reparte-se em duas ocasiões.

Artigo editado por João Malheiro