É com a promessa de que “voltaremos a dançar em 2022” que o Primavera Sound anunciou, esta terça-feira, que não é desta que o festival está de volta ao Porto. As incertezas que se colocam quanto ao mundo dos grandes espetáculos, devido à atual situação pandémica, motivaram o adiamento do festival para 2022.

A dias da reunião entre o Governo e os principais promotores de festivais e eventos musicais, o Primavera Sound é o primeiro festival português de verão a adiar a edição deste ano. Em comunicado, afirmam que “a nona edição do festival Primavera Sound merece ser celebrada como antigamente e as restrições a nível mundial fazem prever que isso não seja possível ainda este verão”. 

Os testes-piloto são uma das soluções para o regresso dos festivais no verão. No entanto, José Barreiro, diretor do Primavera Sound, esclarece que nenhuma decisão será tomada antes do mês de julho e, por isso, “estaríamos a adiar uma decisão que, neste momento, já não pode ser adiada”, afirma.

O tempo estava a encurtar e as garantias que se podiam dar sobre a realização do festival eram poucas.  Diversas decisões logísticas, nomeadamente em relação às bandas, tinham de ser tomadas e a imprevisibilidade do futuro impedia que se definisse se o festival iria acontecer ou não.

Em comunicado, o festival agradece todo a paciência e amor por parte de quem os acompanha e prometem voltar com uma edição “grandiosa e inesquecível”. A organização adiantou ainda que o novo cartaz da edição de 2022 será anunciado no dia 5 de junho.

Para quem esperava ver os seus artistas favoritos, à esperança de que o possa fazer no próximo ano. O diretor do Primavera Sound disse ao JPN que a “intenção é até que o cartaz passe para 2022, toda a edição, a nona edição já vem de 2020, foi adiada para 2021 e agora adiada para 22.” José Barreiro espera ainda conseguir oferecer alguns extras e acredita que “as pessoas vão ficar bastante satisfeitas depois de verem o cartaz de 2022.”

Tame Impala, Tyler The Creator, Gorillaz, Doja Cat e Bad Bunny eram alguns dos nomes internacionais que ecoavam no cartaz. No que toca ao panorama nacional, Chico da Tina e DJ Firmeza também iam marcar presença no festival.

À semelhança do que aconteceu no ano anterior, os bilhetes adquiridos para a edição de 2020 e 2021 são válidos para a edição de 2022. Para quem optar pelo reembolso, pode fazê-lo a partir do dia 1 de janeiro de 2022.

O Primavera Sound era o segundo festival a decorrer na agenda de festivais de verão portuguesa e foi o primeiro a anunciar o adiamento.

João Carvalho, diretor do festival Paredes de Coura e fundador do Primavera Sound, mostra-se confiante com a realização do festival Paredes de Coura, tendo em conta que o festival só decorre nos finais do mês de agosto e depois de saber que “chegando a agosto, grande parte da população está vacinada e com imunidade”, afirma.

Artigo atualizado a última vez às 15h30 com declarações de José Barreiro e João Carvalho

Artigo editado por João Malheiro