O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve reunido, no último domingo, com as federações e associações académicas de Lisboa, Porto, Minho, Aveiro, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Algarve, Madeira e Açores. A reunião serviu para discutir o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os estudantes consideram que é necessária a modernização do ensino, nomeadamente, o alargamento da Escola Digital ao Ensino Superior. O facto foi um dos abordados no encontro: “No Plano de Recuperação e Resiliência é referida a Escola Digital, mas abrangia apenas o Ensino Secundário. Não havia referências explícitas ao Ensino Superior”, refere a presidente da Federação Académica de Lisboa, Sofia Escária, em declarações ao JPN.

Também a formação do corpo docente deve, segundo as associações, ser adaptada ao contexto atual de pandemia. Para tal, os professores devem receber formação em práticas pedagógicas adequadas ao ensino à distância e aumentar as suas competências digitais e tecnológicas, notaram os estudantes.

As federações académicas alertaram ainda o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a necessidade de reforçar os apoios de ação social atribuídos aos alunos. O objetivo é prevenir os possíveis casos de abandono escolar que resultem das carências económicas dos estudantes e das suas famílias.

O encontro entre associações e federações e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, surge na sequência de várias iniciativas destas estruturas relacionadas com o PRR, que esteve em consulta pública até ao dia 1 de março. São delas exemplo a carta enviada pela Federação Académica do Porto (FAP), na semana passada, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a exigir mais apoios sociais, melhor acesso a equipamentos informáticos e medidas de combate ao abandono escolar.

O assunto deve voltar a ser discutido no próximo Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), cuja data e moldes de realização só serão definidos no final do mês de março.

Artigo editado por Filipa Silva