A crise causada pela Covid-19 provocou uma queda de 75,7% de audiência nos cinemas, em Portugal. No pior ano de exibições cinematográficas do país, registaram-se uma diminuição de 11,8 milhões de bilhetes vendidos. Os dados preliminares foram divulgados, a 25 de fevereiro, pelo Observatório Europeu do Audiovisual.

Portugal é, assim, um dos cinco países da União Europeia mais afetados pela quebra na bilheteira. A nível europeu, a pandemia provocou uma queda de 70,7% de espectadores. A frequência nos cinemas na União Europeia e Reino Unido teve uma queda de 712,3 milhões de bilhetes vendidos, em comparação com o ano de 2019.

Outros territórios europeus que estão fora da União Europeia e Reino Unido tiveram um declínio de 68,7% em 2020 – uma diminuição de 1,4 mil milhões para 411,9 milhões de bilhetes.

O forte impacto no setor deu-se com o encerramento prolongado das salas de cinema em toda Europa, juntamente com outras medidas restritivas impostas pelos países. A descida aconteceu após um ano de 2019 muito positivo para o cinema, quando, pela primeira vez desde 2004, o cinema na União Europeia e no Reino Unido cruzou o total de mil milhões em bilheteria.

A escassez de sucesso em bilheteira nos Estados Unidos da América promoveu um aumento na participação no mercado nacional e na maioria dos mercados europeus em relação a 2019. Os filmes turcos detiveram liderança de quota no mercado nacional, gerando 80% das entradas em 2020. A Rússia também deteve de um acréscimo de 23,1% para 47,9% na sua participação de mercado nacional.

Com o seguimento das medidas de restrição impostas pelo Governo, com a renovação do período de confinamento no âmbito do estado de emergência, as salas dos cinemas portugueses continuam fechadas, ainda sem qualquer previsão de reabertura.