A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou um investimento de mais de um milhão de euros para apoiar artistas das mais diversas dimensões artísticas. Este reforço vem encontro ao compromisso da Fundação em “apoiar os artistas e as suas estruturas de criação, privilegiando os criadores mais originais e inovadores“. As candidaturas estão abertas até 30 de abril.

O impacto da pandemia tem afetado todos os setores, em especial o da cultura, que tem visto os apoios governamentais tardarem cada vez mais. De forma a ir de encontro às “necessidades atuais do setor cultural“, a instituição vai apoiar artistas individuais e coletivos.

A Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, defende que estes apoios são “uma aposta na continuidade do trabalho e na capacidade de criação dos nossos artistas, em tempos difíceis, bem como um incentivo à formação dos jovens no estrangeiro, através da concessão de bolsas”, lê-se no comunicado.

Os apoios que têm um valor total de 1.150.000 de euros serão atribuídos, através de concursos, em três áreas diferentes. A fatia maior, um total de 600.00o euros, será para  Bolsas de Formação no estrangeiro em visuais, performativas e música, 350.000 euros para Apoio à Criação Artística de obras originais nas áreas das artes visuais, cinema, dança e teatro 200.000 euros para Apoio à realização de exposições em França.

As bolsas são direcionadas para artistas nacionais que trabalhem e residam em Portugal e para instituições privadas sem fins lucrativos de produção artística. Em comunicado, a fundação avança que esta será uma forma da instituição alcançar um “maior número de agentes artísticos“.

Ao Jornal de Notícias, Miguel Magalhães, diretor do Programa Gulbenkian, contou que “houve uma arrumação dos apoios da Gulbenkian que são feitos por concursos distribuídos ao longo do ano, e passaram a abrir todos ao mesmo tempo, o que não acontecia até agora“.

Todas as informações sobre as candidaturas estão disponíveis online.

Artigo editado por João Malheiro