A equipa de Andebol do Futebol Clube do Porto venceu, esta quinta-feira, os noruegueses do Elverum por 38-31, naquele que foi o primeiro encontro da formação de Magnus Andersson após a morte de Alfredo Quintana, antigo guarda-redes dos portistas e da Seleção Nacional.

O encontro foi disputado no Dragão Arena devido às restrições de viagens impostas na Noruega. Graças a este resultado, os “azuis e brancos” fecham a fase de grupos da Liga dos Campeões EHF na quinta posição.

Ainda antes do encontro começar, os jogadores do FC Porto, todos com o nome de Quintana nas costas das camisolas, mostraram-se visivelmente emocionados durante o minuto de silêncio de homenagem ao atleta luso-cubano de 32 anos que faleceu na sexta-feira, 26 de fevereiro, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória na segunda-feira, 22 de fevereiro.

A partida arrancou de forma equilibrada, com Thorsten Fries, guardião do Elverum, e Nikola Mitrevski, guarda-redes dos “dragões”, em maior evidência. Apesar de nem sempre bem jogado, o passar dos minutos acabou por acentuar o favoritismo teórico do FC Porto frente ao último classificado do grupo. Ao intervalo, o resultado estava em 16-11.

No segundo tempo, os atuais campeões noruegueses ainda reduziram a desvantagem no marcador para apenas dois golos, mas a equipa da casa elevou o nível nos últimos dez minutos e acabou com uma vitória confortável, ainda que apenas no marcador, por 38-31. Victor Iturriza e António Areia foram os melhores marcadores com sete golos, os mesmos de Thomas Solstad do Elverum.

Na conferência de imprensa depois do encontro, o central Miguel Martins disse que o importante “não era falar de táticas”, mas sim “entrar em campo e ganhar pelo Alfredo [Quintana]”. Por sua vez, Magnus Andersson falou de uma “semana terrível” e afirmou estar “orgulhoso” da sua equipa por ter conseguido vencer.

Os jogadores de Andebol do FC Porto fizeram uma roda em torno da camisola de Alfredo Quintana no final do encontro.

Os jogadores de Andebol do FC Porto fizeram uma roda em torno da camisola de Alfredo Quintana no final do encontro. Foto: FC Porto/Facebook

Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, que levou ao cancelamento de várias partidas e atribuição de derrotas às formações impedidas de viajar, a European Handball Federation (EHF) alterou o formato da competição e todas as equipas envolvidas na fase de grupos vão agora disputar os oitavos de final.

Com o quinto lugar no grupo A, o FC Porto vai enfrentar o quarto classificado do grupo B, os dinamarqueses do Aalborg. Curiosamente, este seria também o adversário dos “azuis e brancos” nos oitavos de final da edição transata da competição, jogo que acabou cancelado devido à pandemia.

Já esta sexta-feira, os “dragões” anunciaram a contratação de Márton Székely para a posição de guarda-redes. Internacional pela Hungria em 53 ocasiões, o atleta de 31 anos representava o Veszprém.

Artigo editado por João Malheiro