A equipa de Andebol do Futebol Clube do Porto venceu, esta quinta-feira, os noruegueses do Elverum por 38-31, naquele que foi o primeiro encontro da formação de Magnus Andersson após a morte de Alfredo Quintana, antigo guarda-redes dos portistas e da Seleção Nacional.
O encontro foi disputado no Dragão Arena devido às restrições de viagens impostas na Noruega. Graças a este resultado, os “azuis e brancos” fecham a fase de grupos da Liga dos Campeões EHF na quinta posição.
Ainda antes do encontro começar, os jogadores do FC Porto, todos com o nome de Quintana nas costas das camisolas, mostraram-se visivelmente emocionados durante o minuto de silêncio de homenagem ao atleta luso-cubano de 32 anos que faleceu na sexta-feira, 26 de fevereiro, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória na segunda-feira, 22 de fevereiro.
Um minuto de homenagem a quem tanto nos deu
#FCPorto #FCPortoAndebol #Andebol #FCPortoSports pic.twitter.com/aFZfaocDrv
— FC Porto (@FCPorto) March 4, 2021
A partida arrancou de forma equilibrada, com Thorsten Fries, guardião do Elverum, e Nikola Mitrevski, guarda-redes dos “dragões”, em maior evidência. Apesar de nem sempre bem jogado, o passar dos minutos acabou por acentuar o favoritismo teórico do FC Porto frente ao último classificado do grupo. Ao intervalo, o resultado estava em 16-11.
No segundo tempo, os atuais campeões noruegueses ainda reduziram a desvantagem no marcador para apenas dois golos, mas a equipa da casa elevou o nível nos últimos dez minutos e acabou com uma vitória confortável, ainda que apenas no marcador, por 38-31. Victor Iturriza e António Areia foram os melhores marcadores com sete golos, os mesmos de Thomas Solstad do Elverum.
Na conferência de imprensa depois do encontro, o central Miguel Martins disse que o importante “não era falar de táticas”, mas sim “entrar em campo e ganhar pelo Alfredo [Quintana]”. Por sua vez, Magnus Andersson falou de uma “semana terrível” e afirmou estar “orgulhoso” da sua equipa por ter conseguido vencer.
Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, que levou ao cancelamento de várias partidas e atribuição de derrotas às formações impedidas de viajar, a European Handball Federation (EHF) alterou o formato da competição e todas as equipas envolvidas na fase de grupos vão agora disputar os oitavos de final.
Com o quinto lugar no grupo A, o FC Porto vai enfrentar o quarto classificado do grupo B, os dinamarqueses do Aalborg. Curiosamente, este seria também o adversário dos “azuis e brancos” nos oitavos de final da edição transata da competição, jogo que acabou cancelado devido à pandemia.
Já esta sexta-feira, os “dragões” anunciaram a contratação de Márton Székely para a posição de guarda-redes. Internacional pela Hungria em 53 ocasiões, o atleta de 31 anos representava o Veszprém.
⚪Bem-vindo, Martón Székely
⚪Welcome, Martón SzékelyGuarda-redes
31 anos
Hungria
Clube anterior: Veszprém HC#FCPorto #FCPortoAndebol #Andebol #FCPortoSports pic.twitter.com/nFHyTD8mUI— FC Porto (@FCPorto) March 5, 2021
Artigo editado por João Malheiro