É no mês de março, entre os dias 15 e 21, que o festival literário “Poesia à Mesa” regressa a São João da Madeira com um programa diversificado e até com algumas novidades. Numa versão totalmente virtual, depois de em 2020 a Covid-19 “ter rachado o festival e ser cancelado a meio”, este ano a 19ª edição teve de se “reinventar e adaptar às circunstâncias que vivemos”, afirmou Jorge Vultos Sequeira, presidente de São João da Madeira.

A poesia, que vai às mesas de bares, restaurantes , terreiros, e até mesmo às fábricas locais, está ao encargo dos poetas Paulo Condessa e José Fanha e tem como objetivo incentivar a leitura e a criação poética dos são joanenses. Organizado pela biblioteca municipal, coordenada por Graça Neves, serão homenageados seis poetas: Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mafalda Veiga, Mário-Henrique Leiria e Soror Violante do Céu. Os seis homenageados são os mesmos da edição passada, uma vez que esta foi cancelada a meio devido à pandemia.

Houve uma necessidade de reprogramar o festival com muita antecedência, antevendo as medidas de restrição e o confinamento que vivemos, mas para Jorge Vultos Sequeira é importante realizar o evento, pois é uma forma de “não desistir da cultura, não permitir que esta marca e tradição desapareça, mantê-la viva, não obstante o contexto pandémico”.

“Poesia à Mesa” será servida 100% online e a transmissão será feita através das redes sociais do município.

O cartaz da 19ª. edição do Poesia à Mesa

Uma peregrinação através do ecrã

A “Peregrinação Poética” é uma tradição simbólica de homenagear poetas nacionais, sejam eles menos ou mais conhecidos, pelas ruas, pelos bares e restaurantes  de S. João da Madeira. É uma peregrinação que os são joanenses já não dispensam e “que exigem e reclamam, é uma coisa absolutamente extraordinária”, contou o presidente.

Em parceria com vários grupos culturais, escolares e associativos da cidade, coordenado por Paulo Condessa, declamam poesia em seis estações diferentes da cidade homenageando os seis poetas diferentes. O público acompanha e é guiado poeticamente pelos diversos pontos. Uma viagem que este ano, num momento de lockdown, será feita atrás de um computador, tablet ou telemóvel.

A Associação de Jovens Eco Urbanos e a Biblioteca Municipal organizaram um concurso aberto a todos que queiram participar. Os premiados receberão livros de acordo com as idades.

Já em edições anteriores, a rubrica “Poesia da Fábrica” tem tido sucesso e este ano não será exceção. Trabalhadores de fábricas locais vão gravar um vídeo a citarem poemas que será transmitido via online. Esta é uma forma de, nas horas de pausa, “interromper o normal dia de trabalho com performances poéticas especiais“, como se lê no comunicado

A música tem espaço à mesa e conversas também

Além de se citar poesia, há também quem a cante. Ana Deus, vocalista dos Três Tristes Tigres, acompanhada pelo pianista João Paulo da Silva, celebrará a poesia com ritmo num espetáculo multidisciplinar. “As Vanguardas Poéticas” dão inovação e um ritmo num contexto jazz.

Uma informal “Matiné Poética” conduzida pela cantora portuguesa, Mafalda Veiga, uma das homenageadas,  é o destaque no último dia do festival, Dia Mundial da Poesia, 21 de março. Esta matiné é orientada por Paulo Condessa e José Fanha, onde a voz doce da cantora dá uma forma diferente aos poemas, acompanhada ao som da guitarra.

O radialista da TSF, Fernando Alves, estará à conversa com José Fanha, no dia 18 de março. Aqui falar-se-á sobre a vida e a poesia de Fernando Assis Pacheco.

Graça Neves contou que na edição de 2019 começaram por introduzir cantautores porque queriam “ligar a poesia e a música” e o escolhido foi Carlos Tê. Mafalda Veiga é a escolhida nesta edição. A coordenadora desvendou a intenção de ter como cantautor Zeca Afonso, “posso lançar já este desafio para o ano”, acrescentou.

O festival já homenageou 108 poetas e a sua escolha “é sempre animado e um momento difícil porque já vai na 19ª. edição“, comentou a coordenadora, o que torna a seleção mais exigente para não existir repetições.

Fica a conhecer, na página oficial, a programação do festival

Artigo editado por João Malheiro