Portugal vai enfrentar a Rússia no play-off de apuramento para o Europeu de Futebol Feminino, a disputar em Inglaterra, em 2022. Os dois jogos da eliminatória decisiva estão agendados para 9 e 13 de abril, com a primeira mão a ser disputada em solo nacional.

Depois de ter falhado o apuramento direto na fase de grupos – os 19 pontos somados não foram suficientes para garantir o estatuto de um dos melhores segundos classificados -, o sorteio, realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça, ditou que seleção orientada por Francisco Neto vai ter agora pela frente a 23ª classificada do ranking da FIFA, naquele que é o seu último obstáculo no objetivo de conseguir a qualificação para esta prova pela segunda edição consecutiva.

Para além da desvantagem na hierarquia mundial – Portugal é o 30º classificado do ranking -, o confronto direto também não é animador para as intenções portuguesas. Em sete partidas, repartidas entre amigáveis, jogos da Algarve Cup e no apuramento para o Europeu de 1999, a Seleção Nacional não soma qualquer vitória ou empate. O resultado mais recente foi uma derrota por 1-0 na Algarve Cup, em 2017.

A Rússia goza ainda de uma maior experiência em grandes competições, uma vez que já participou em dois mundiais e cinco europeus, enquanto as portuguesas estrearam-se em grandes provas no Europeu de 2017, na Roménia, competição para a qual tiveram igualmente de passar pelo play-off de qualificação.

Na reação ao sorteio e em declarações à Federação Portuguesa de Futebol, o selecionador nacional afirmou que, embora pudessem existir adversários mais apetecíveis, “o nosso pensamento não iria desviar-se da vontade de ultrapassar com êxito este play-off. Vamos para ganhar“.

Sobre a seleção russa, Francisco Neto disse que estamos perante “uma equipa com enorme experiência em fases finais de Campeonatos da Europa e do Mundo” e que teve um “desempenho muito competente” durante o apuramento. A Rússia perdeu apenas com os Países Baixos, atuais campeões europeus.

Nesse sentido, o selecionador antevê “dois jogos muito difíceis, que Portugal vai encarar com muita ambição, porque quer estar outra vez no Europeu“. Terminou a salientar que “aconteça o que acontecer, a qualificação será definida em dois jogos. Vamos lutar até ao último minuto por um lugar no Europeu”.

Nos restantes encontros do play-off, a Ucrânia defronta a Irlanda do Norte, enquanto a Suíça, a seleção mais cotada deste grupo, vai discutir o apuramento com a República Checa. Recorde-se que já apuradas para o Europeu de Futebol Feminino de 2022 estão Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Islândia, Itália, Noruega, Países Baixos e Suécia.

Artigo editado por João Malheiro