Ficou decidido este sábado, na RTP1, o representante de Portugal na Eurovisão 2021. Ao final de uma das votações mais renhidas da História do Festival da Canção, foi com uma pontuação total de vinte pontos que “Love is On My Side” se sagrou a canção vencedora. Apesar do resultado final ter sido um empate entre a proposta apresentada pelos The Black Mamba e pelo tema “Por Um Triz” de Carolina Deslandes, ditou o regulamento do Festival que, nesta situação, venceria a canção que obtivesse maior pontuação por parte do público.

À semelhança do que se passara no Festival de 2020, a canção vencedora não obteve os tão desejados 12 pontos, nem por parte do televoto, nem por parte do júri. “Por Um Triz” venceu o voto do júri distrital, enquanto que “Dancing In The Stars”, de NEEV, conquistou a maior percentagem de votos do público.

Pontuações finais do Festival da Canção 2021 Foto: RTP

O desfile das dez canções a concurso foi marcado por uma maior aposta nos stagings, em comparação com as apresentações das semifinais, como se verificou nas atuações de Joana Alegre e de Karetus & Romeu Bairos. Os útlimos encerraram a interpretação de “Saudade” com a frase “Não virem as costas à Cultura”, em jeito de protesto.

A noite pautou-se também pelas homenagens feitas a alguns nomes incontornáveis da música portuguesa. Temas de Carlos do Carmo – vencedor do Festival da Canção em 1976 – ganharam vida nas vozes de Ricardo Ribeiro, Ana Moura e Camané, enquanto que foi a reinterpretação de “Os Putos” por Dino D’Santiago que se ergueu como um dos momentos mais surpreendentes da noite.

Também os artistas de intervenção José Mário Branco, José Afonso e Sérgio Godinho viram as suas canções serem honradas às mãos de Clã, Filipe Sambado e Cláudia Pascoal. Godinho acabou por se juntar ao grupo a tempo de cantar “Maré Alta” e de trazer a realidade do presente para o palco com “O Novo Normal” que compôs durante o primeiro confinamento.

Atuação de Sérgio Godinho, Filipe Sambado, Cláudia Pascoal e Clã. Foto: Pedro Pina | RTP

Houve ainda espaço para Elisa interpretar “Medo de Sentir”, com o qual venceu a edição de 2020 do Festival antes de, à meia-noite, se celebrar o aniversário da RTP.

Se os protagonistas da noite foram as canções, coube aos apresentadores do costume – Vasco Palmeirim, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves – elevá-la a um patamar superior. O hilariante sketch de abertura e a brilhante paródia “Esta é a canção” mostraram o porquê de ser o terceiro ano consecutivo em que são destacados para apresentar a final da competição.

Posteriormente à tradicional passagem do troféu do vencedor do ano anterior, para os atuais vencedores, “Love is On My Side” voltou ao palco para encerrar a noite. Os  The Black Mamba representarão Portugal na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2021 com  “Love is On My Side” em Roterdão, no dia 20 de Maio.

Artigo editado por João Malheiro