Nos dias 9 e 10 de abril decorre o novo festival virtual do Gerador que conta com três palcos virtuais que dão protagonismo a conversas, música e cinema. O novo turismo interno, a cultura e educação ou as consequências da pandemia são alguns dos temas que vão ser abordados.

O festival vai realizar-se no site do Gerador e conta com a presença de inúmeras personalidades da sociedade portuguesa,  entre as quais Isabel Ferreira, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Ana Abrunhosa, Secretária de Estado da Coesão Territorial, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, e muitas mais.

Da cultura à política, o estado do interior do país e o seu futuro são o foco deste novo festival, pensado de raiz para o online para que chegue a todos: “Precisamos de falar para as pessoas que estão no interior e é importante que elas se sintam representadas mas, também, é relevante chegarmos ao litoral e às suas grandes cidades, se queremos pôr o interior no mapa. Por isso, desde o início que o festival foi pensado apenas para o online, por considerarmos ser o formato ideal para conseguirmos chegar onde queremos”, afirma o Gerador em declarações ao JPN.

Nesta primeira edição do festival, “As consequências da pandemia para o interior”,  “O interior visto pelas novas gerações”,  “O novo turismo interno”,  “Resiliência do interior”, “Cultura e educação” e “Desenhar o futuro do interior” são alguns dos temas de conversa.

O festival também dá palco à música, tendo sempre em mente a valorização daquilo que se faz no interior. A programação do palco “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” é da curadoria de Tiago Pereira e promete exibir vídeos onde se poderá aprender sobre o modo de vida de pessoas de outros contextos. “É um dos projetos mais reconhecidos pelo seu trabalho na preservação da cultura e no destaque ao que se passa no interior do país. E é um parceiro de longa data do Gerador”, refere a plataforma. A programação em detalhe será lançada nos próximos dias.

No campo do cinema, o palco “Academia Portuguesa de Cinema” conta com uma programação que elogia o interior de Portugal. A plataforma Gerador pretende que este festival chegue também às gerações mais novas e, por isso, afirma que encontra “neste espaço uma forma de elogiar também o trabalho de jovens cineastas.” A programação dos filmes está para ser revelada e irá incluir filmes de jovens que foram nomeados ao Prémio Sophia Estudante.

“Os festivais digitais não têm de ser impessoais se trouxermos para o online alguma da dinâmica que habitualmente encontramos nos eventos físicos, de que todos temos saudades. Por isso, para o festival Descobre o Teu Interior criámos um recinto virtual, interativo, que estará disponível no site do Gerador, esclareceu a plataforma de jornalismo independente em declarações ao JPN. Para além dos três palcos, vão existir espaços como a “Sala de Convívio” onde as pessoas poderão participar em conversas temáticas, com horas marcadas e sem moderação.

O festival conta com a parceria de dois municípios do interior, Guarda e Mértola, que têm também direito a um espaço no recinto do festival, onde vão exibir conteúdos relevantes sobre a sua identidade. A loja vai ter disponíveis produtos locais de cada um destas cidades. A porta ainda está aberta para qualquer outro município do interior se queira juntar.

“Poucas coisas são tão importantes hoje no interior do país como um espaço onde todos nos encontramos“, diz-nos o Gerador. O festival, pensado exclusivamente para o online e com o olhar posto no interior do país, assume assim uma dinâmica que vai destacar o que de melhor se faz e o que é importante conversar sobre esta região do país. “Descobre o teu interior” acontece nos dias 9 e 10 de abril, no site do Gerador.

Artigo editado por João Malheiro