Maria Amélia Ferreira, professora catedrática e antiga diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem de Mérito. A cerimónia decorreu, na última quarta-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa.

A Ordem de Mérito é atribuída para “galardoar atos ou serviços meritório praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade”, pode ler-se na página oficial das Ordens Honoríficas Portuguesas.

Maria Amélia Ferreira foi agraciada com esta distinção como forma de reconhecimento pelas funções exercidas como Consultora para a Saúde da Presidência da República, no primeiro mandato Presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre Maria Amélia Ferreira

Maria Amélia Ferreira nasceu a 27 de fevereiro de 1955 em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e obteve o doutoramento em 1985, tendo chegado a professora catedrática da FMUP em 1993. Em 1998, obteve o postgraduate diploma em Educação Médica da Universidade de Cardiff, sendo mestre nesta área científica pela Universidade de Lisboa desde 2000.

Em 2011, recebeu o Prémio Educação atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Dirigiu a Faculdade de Medicina entre 2014 e 2018, tendo sido a primeira mulher a desempenhar esta função.

Foi distinguida, em 2015, com a Medalha da Defesa Nacional pelos serviços prestados no âmbito da reforma do Serviço de Saúde Militar. No ano seguinte, foi agraciada com o Prémio Consagração de Carreira D. Antónia Adelaide Ferreira.

Atualmente, para além de Professora Catedrática na FMUP, Maria Amélia Ferreira é Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, cargo que ocupa desde 2012.

Artigo editado por Filipa Silva