São João da Madeira tem, desde 12 de fevereiro, uma Provedora Municipal dos Animais. Chama-se Ângela Quaresma e é a primeira pessoa a ocupar o cargo. A sua principal missão será “olhar pelo bem-estar animal num todo e fazer a ponte entre os munícipes e a câmara municipal”, refere ao JPN. A apresentação de novos projetos para elevar a causa animal também está nos seus planos.

A criação do cargo faz parte de um conjunto de iniciativas municipais que visam o bem-estar animal. Entre elas, refere a provedora, estão o “apoio a famílias carenciadas que queiram esterilizar os seus animais”, uma capanha de sensibilização para a adoção “consciente e sustentável”, ou a autorização dada aos funcionários da Câmara para se fazerem acompanhar no trabalho pelos seus animais. A adoção de dois gatos pela autarquia – simbolicamente batizados de Sanjo e Oliva – estão também entre as “medidas simpáticas” adotadas pela autarquia neste campo, diz a provedora.

Quanto à missão que tem pela frente, Ângela Quaresma diz que “é cedo” para fazer previsões, mas tem definido o que quer: “desejo muito contribuir para que todos os cidadãos sanjoanenses tenham orgulho dos passos que der, enquanto provedora. Isto só será possível se todos estivermos juntos, unindo esforços para ajudarmos mais animais e mudarmos algumas mentalidades que ainda não os aceitam como seres sencientes e com estatuto jurídico”, referiu.

A provedora realça, ainda, que o sucesso deste cargo só será alcançado com o esforço de todos e com a mudança de “algumas mentalidades”.

Ângela Quaresma pretende apostar na sensibilização dos munícipes. “Só se pode respeitar aquilo que conhecemos e, infelizmente, muitas pessoas desconhecem que os animais têm direitos e os mesmo têm de ser respeitados”.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar no Salão Nobre do Município e foi realizada no dia 12 de fevereiro. A indicação para o cargo de Ângela Quaresma, reconhecida pela dedicação à causa animal, foi feita pela Veterinária Municipal. A escolha da Provedora dos Animais foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

Artigo editado por Filipa Silva