O Estádio Municipal de Braga é o palco de mais um capítulo na rivalidade histórica entre o Sporting Clube de Braga e o Vitória Sport Clube, nesta que é a 143ª. edição do dérbi minhoto.

No encontro desta terça-feira, ambas as equipas procuram os três pontos, com o SC Braga à procura de recuperar o segundo lugar do Campeonato e o Vitória SC à procura de solidificar o sexto lugar e manter distâncias para o quinto classificado, o FC Paços de Ferreira.

Ambas as equipas venceram na 21ª. jornada, com o Vitória SC a derrotar o Boavista FC no Estádio D. Afonso Henriques por 2-1 e o SC Braga a sair por cima na visita à Madeira, na Choupana, por 1-2, frente ao Clube Desportivo Nacional.

Em Guimarães, no primeiro e único confronto da temporada entre os dois clubes, foi o SC Braga que saiu vitorioso frente ao Vitória SC por 1-0, com um golo de Ricardo Esgaio, aos 28 minutos, num dérbi que ficou marcado pelas expulsões de Jorge Fernandes (Vitória SC) e de David Carmo e Fransérgio (SC Braga), típico de um dérbi sempre intenso dentro e fora do terreno de jogo.

Ricardo Esgaio foi o “herói” do confronto em Guimarães

Comparativamente com o jogo da primeira volta, ambas as formações vão-se apresentar com diversas novidades. No caso da equipa do SC Braga, o treinador Carlos Carvalhal não tem à sua disposição cinco dos titulares do encontro de Guimarães, três por lesão (André Castro, David Carmo e Iuri Medeiros) e dois que deixaram o clube no mercado de inverno (Paulinho para o Sporting CP e Bruno Viana para o Flamengo).

Não deverá existir grandes mudanças relativamente aos últimos onzes de Carlos Carvalhal e a aposta no 3-4-3 deve permanecer, apresentando um onze idêntico ao que derrotou o FC Porto, no Estádio do Dragão, por 3-2 e permitiu à equipa “bracarense” qualificar-se para a terceira final da Taça de Portugal na “era” António Salvador. Abel Ruiz deve estrear-se em “dérbis” e o jovem central Bruno Rodrigues deve ser o substituto de Cristián Borja (suspenso) no trio defensivo do SC Braga.

Já no lado do Vitória SC, o técnico João Henriques não contará com Sílvio, lateral dos “vitorianos”, a contas com uma lesão muscular desde finais de dezembro. Contudo, o treinador dos “conquistadores” tem à sua disposição Ricardo Quaresma, experiente extremo de 37 anos, que esteve ausente nas duas últimas partidas da liga.

Em termos táticos, o Vitória deve apresentar-se em 4-3-3, com dúvidas sobre a titularidade de Quaresma, devendo João Henriques apostar em Marcus Edwards e Rochinha como extremos da equipa e Pepelu como pivô defensivo da equipa “vitoriana”.

“Guerreiros” vs “Conquistadores”: um dérbi com muita história

SC Braga, fundado em 1921, e Vitória SC, constituído em 1922, estão localizados em duas das cidades mais importantes do Minho (Braga e Guimarães, respetivamente), e rivalizam há praticamente um século. Mais do que uma simples rivalidade entre clubes, é um duelo entre duas cidades históricas e vizinhas.

A vantagem no confronto direto foi alterando ao longo do tempo, com períodos de domínio variados e o equilíbrio é a palavra que define o “Dérbi do Minho”. Em 142 encontros, o Braga saiu vitorioso por 58 vezes, em oposição aos 55 triunfos do Vitória. Nas restantes 29 ocasiões, o empate foi a consequência da batalha entre “guerreiros” e “conquistadores”.

Apesar do equilíbrio, o SC Braga, a jogar em casa, apresenta uma grande vantagem face ao rival Vitória SC. A equipa “bracarense” venceu 43 dos 70 jogos em casa, enquanto que a equipa da “Cidade Berço” triunfou em apenas 14 ocasiões, e não vence em Braga desde janeiro de 2017.

Na antevisão à partida, João Henriques, diz que o Vitória é uma equipa “mais sólida” e capaz de enfrentar “um Braga sólido”. Sobre os recentes comentários à atividade dos adeptos nas redes sociais que mexeu com os seus jogadores, o técnico do Vitória SC quis colocar “uma pedra sobre o assunto”, afirmando que vai “defender sempre o Vitória” e os seus jogadores “destas situações pontuais”.

Já Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga foi confrontado com as diversas ausências no seu plantel e destacou que “há sempre um fio condutor que faz com que os jogadores percebam o que se pretende” e que “um dia as pessoas vão entender que o futebol é um jogo coletivo”. Em ano de centenário, o técnico “bracarense” abordou também a ausência de adeptos na bancada, afirmando que o clube os sente “no dia a dia” e na “atmosfera que anda à volta do clube”.

O 143º. “Dérbi do Minho” será disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, pelas 21h45, num jogo da 22.ª jornada da Liga NOS.

Artigo editado por João Malheiro