Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa Luís e Ana Plácido são algumas das mulheres que servem de “guias” a um roteiro lançado, esta segunda-feira (8), pelo Turismo do Porto e Norte. Não tem ponto de partida, nem de chegada. É antes uma seleção de lugares que têm em comum a associação a figuras femininas com presença marcante na região.

Lançado no Dia Internacional Mulher, o roteiro pretende, “através da evocação das mulheres do Norte, explorar e valorizar o território e as ligações que o território tem a essas mulheres”, explica Joel Cleto, historiador que colaborou na criação do roteiro, em entrevista ao JPN. Estas mulheres deixaram legados em várias áreas. “Há mulheres que marcaram a região pelo seu pioneirismo, intervenção política ou peso artístico nas mais diversas áreas”, acrescenta.

Joel Cleto explica que a “história, identidade e a memória da região Norte estão profundamente marcadas pela presença feminina”, quer seja através de “espaços que influenciaram as mulheres ou espaços onde elas se influenciaram, paisagens, estátuas que evocam personalidades ou lugares onde a obra dessas mulheres está presente”, afirma o historiador.

O roteiro, que pode ser consultado na página do Turismo do Porto e do Norte, contempla monumentos, museus ou património que de algumas forma se identificam com essas inspiradoras figuras femininas. Partindo do legado de Dona Antónia Adelaide Ferreira, que ficou para a história como a Ferreirinha, é possível percorrer, por exemplo, as encostas do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade.

Na cidade do Porto, há várias sugestões. Por exemplo, conhecer as pinturas de Aurélia de Sousa no Museu Soares dos Reis ou o Palacete do Jardim Botânico onde Sophia de Mello Breyner passou a infância. Maria da Fonte, Carmen Miranda, D. Teresa e Carolina Michaëlis são outros nomes que os roteiros destacam.

“São mulheres que deixaram uma marca muito forte na região e no país. A sua obra está agora eternizada em museus, bibliotecas ou esculturas dignas de serem visitadas e que são um trunfo turístico do nosso destino. Estas grandes mulheres ajudam a contar um pouco da história e da identidade tão ricas da nossa região”, afirmou Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, num comunicado de imprensa enviado a propósito da iniciativa.

Artigo editado por Filipa Silva