A primeira edição da Feira “Estudar em Espanha” decorre no próximo dia 23 de março, entre as 10h00 e as 18h00, em formato virtual. A participação é gratuita, e o objetivo é apresentar a oferta educativa espanhola aos estudantes portugueses.

O evento conta com a participação de 15 universidades espanholas, públicas e privadas, que dão a conhecer a sua oferta de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações, através de stands virtuais.

Os estudantes que se inscrevam podem aceder a palestras e agendar reuniões com as várias instituições, através de uma plataforma virtual, que recria a experiência do visitante a uma feira presencial.

A Feira “Estudar em Espanha” é organizada pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE), em parceria com o Departamento de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal e o Instituto Cervantes.

Os estudantes que estejam interessados em participar podem inscrever-se no site Easy Virtual Fair.

Espanha como destino académico

Várias universidades espanholas são um exemplo nos rankings internacionais pela qualidade dos estudos superiores. Outros argumentos apresentados pelos organizadores para atrair estudantes portugueses até ao solo espanhol são o facto de os programas de estudos serem ministrados em inglês, os preços competitivos das matrículas, a proximidade de Portugal e o idioma espanhol, que é facilmente entendido pelos portugueses.

Devido à proximidade geográfica e às relações entre ambos os países, Espanha é um dos destinos mais atrativos para os estudantes portugueses. No ano letivo anterior, 2.800 portugueses realizaram os seus estudos superiores em Espanha, segundo dados da Erasmus Student Network.

Espanha é o país preferido dos estudantes portugueses quando querem estudar na Europa. Em segundo lugar, na preferência dos estudantes nacionais, está Itália, seguida da Polónia.

Artigo editado por Filipa Silva